Professores visitam o Botânico e aprendem sobre arborização urbana
Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br
Foto: Zaqueu Proença
O Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas” sediou nesta quarta-feira (dia 28) uma capacitação voltada a 80 professores da rede municipal de ensino, que atuam no eixo de meio ambiente da Escola em Tempo Integral. Entre conteúdo teórico e prático, eles aprenderam sobre a arborização urbana e como cada escola pode contribuir com o tema, por meio da sensibilização dos alunos, promovendo assim a qualidade de vida no entorno.
Oferecida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e da Secretaria da Educação (Sedu), a atividade faz parte da formação continuada oferecida aos profissionais da rede municipal e será realizada novamente no dia 23 de novembro, com a mesma temática.
Inicialmente, os docentes aprenderam quais são os principais benefícios de se ter árvores plantadas na área urbana da cidade, como a regulação da temperatura, atrair a fauna local e controlar a erosão do solo. Os participantes também aprenderam como identificar as espécies de árvores e quais são adequadas ao plantio em calçadas e quintais.
Espécies e poda
Na ocasião ainda foram mostrados exemplos de plantios feitos de forma correta e incorreta. “A sibipiruna, por exemplo, é bonita, dá uma sombra ótima, não tem raiz agressiva, mas ela cresce demais, tornando-se imprópria para o plantio em calçadas”, explicou o chefe de Educação Ambiental da Sema, Rafael Castellari.
Durante a capacitação, os professores também conheceram como funciona o procedimento de corte e poda de árvores em Sorocaba, as metas do Plano Municipal de Arborização Urbana e o Programa Arboriza Sorocaba.
Rafael ainda citou quais as árvores mais frequentes em passeios públicos da cidade. São elas: murta, aroeira-salsa, ficus, ipê-amarelo e sibipiruna. “Destas, apenas a aroeira e o ipê são adequadas ao plantio em calçadas”, afirma Rafael. Os participantes também receberam dicas de alguns livros didáticos com propostas interessantes de atividades interdisciplinares de educação ambiental que podem ser aplicadas com os alunos.
Em seguida, acompanhados dos monitores do Jardim Botânico, eles fizeram uma visita monitorada pelo espaço ecológico, onde puderam conhecer o roseiral, o jardim de plantas medicinais, o Palacete de Cristal, o meliponário, a horta educativa e ainda percorreram as trilhas da ponte e da mata.
Diagnóstico
Para finalizar, Rafael Castellari propôs aos professores que realizem, junto dos alunos, um diagnóstico da arborização na escola e no seu entorno. “A ideia é que eles identifiquem a quantidade e as espécies que estão plantadas próximas à unidade, percebam o estado fitossanitário delas e nos tragam o diagnóstico no nosso próximo encontro. Desta forma eles vão ter uma noção de como está a arborização e se existe a possibilidade de fazer uma intervenção com plantio na escola”, enfatiza.
Milena Alves da Costa, professora da Escola Municipal “Profª Maria de Lourdes Ayres de Moraes”, localizada no Jardim Santa Marina, participou da capacitação. “Foi muito legal. Agora estou mais segura para falar com as crianças sobre esse tema e falar da diferença de cada espécie”, declarou. “E ainda conheci o Jardim Botânico, um local de Sorocaba que eu ainda não conhecia e adorei”, finalizou.
O Jardim Botânico funciona de terça a domingo, das 9h às 17h, e está localizado na Rua Miguel Montoro Lozano, 340, no Jardim Dois Corações. Mais informações pelo telefone (15) 3235.1130.
Tags:Botânico, Formação, meioambiente
