Professores vão receber capacitação para atuarem em projeto que trata de relacionamento abusivo
Por: Secom Sorocaba
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Coordenadoria da Mulher da Secretaria de Cidadania e Participação Popular (Secid), vai realizar na próxima terça-feira (19), das 8h30 às 12h, uma capacitação gratuita com professores da rede estadual que vão atuar no projeto “A Marca na Rosa”. O encontro faz parte de uma nova etapa do projeto e ocorrerá na Diretoria de Ensino de Sorocaba, envolvendo profissionais de 54 escolas estaduais.
O objetivo da iniciativa da gestão do prefeito José Crespo com o projeto, que foi lançado em novembro de 2018, é contribuir para que os jovens tenham uma melhor compreensão do que é um relacionamento abusivo e assim diminuir o número de meninas vítimas de agressões, principalmente por seus namorados ou companheiros, esclarecendo os malefícios causados por relacionamentos ciumentos e conturbados.
O projeto que ainda conta com a parceria com a Secretaria de Educação (Sedu) e Secretaria de Cultura (Secult) tem como intuito promover o diálogo e a conscientização de alunos do Ensino Médio de escolas estaduais e 9º anos das escolas municipais sobre a questão de relacionamentos abusivos.
Na capacitação, o objetivo será capacitar os professores para trabalhar o tema com os alunos em sala de aula. De março a novembro deste ano, as escolas públicas receberão a exposição fotográfica do projeto, assim como rodas de conversa promovidas pela Coordenadoria da Mulher para debater sobre relacionamentos abusivos.
Durante o bate-papo com os alunos, um material educativo também será distribuído entre as jovens, com informação sobre relacionamento abusivo e os locais onde elas podem conseguir ajuda no município. Sorocaba possui uma ampla rede de proteção às mulheres vítimas de violência doméstica. Toda mulher que passa por essa situação pode contar com o apoio de profissionais capacitados para ajudá-las.
Outra ação será colocar uma “Caixa de Segredo” nas escolas que receberem o projeto para que os alunos façam perguntas sobre o tema. Isso permitirá que o mediador da roda de conversa faça um diagnóstico da realidade e das principais dúvidas dos jovens que participarão.
Já a exposição de fotos do projeto circulou desde novembro do ano passado em vários espaços de Sorocaba e agora chegará às escolas. A mostra traz imagens de garotas que foram retratadas, num visual contemporâneo, como vítimas de violência causada por relacionamentos abusivos, além de trechos do poema “A Marca na Rosa”, escrito pela jovem Estéfany Vitória Saez, de 18 anos de idade, e um banner do violentômetro, que orienta as mulheres a prestarem atenção em comportamento e ações que podem evoluir para ofensas, ameaças e abuso sexual.
Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone (15) 3229.3440 (Coordenadoria da Mulher).
Muito mais por Sorocaba!
Tags:Cidadania
