Professores serão capacitados quanto arborização urbana
Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br
Foto: Zaqueu Proença
Nesta quarta-feira (dia 28), das 8h às 17h, 80 professores da Escola em Tempo Integral, que atuam no eixo de meio ambiente, vão participar de uma capacitação gratuita sobre arborização urbana no Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”.
Oferecida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e da Secretaria da Educação (Sedu), a atividade faz parte da formação continuada oferecida aos profissionais da rede municipal de ensino.
De acordo com Rafael Castellari, chefe de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, a ideia é abordar a questão da importância da arborização urbana e como cada escola pode contribuir por meio da sensibilização dos alunos sobre o tema, promovendo a qualidade de vida no entorno.
As árvores são as responsáveis por regular a temperatura, servem de abrigo e produzem alimentos para diversos seres vivos, reduzem a circulação do vento, controlam a erosão do solo e, em ambientes urbanos, além de todos esses benefícios, são elementos estéticos de grande valor em contrate com o árido concreto das áreas urbanas da cidade.
Teoria e prática
Para isso, a equipe de Educação Ambiental da Sema vai abordar a importância de se ter árvores na cidade, seus principais benefícios e como identificar as espécies. Os participantes ainda vão conhecer atividades educativas para aplicar com os alunos em sala de aula.
Durante a capacitação, os professores também vão fazer uma visita monitorada no Jardim Botânico. “A ideia será mostrar o parque como um espaço educador.” Um dos locais a serem mostrados ao grupo será o Jardim de Plantas Medicinais, uma área de 150 m2, composto por aproximadamente 50 espécies de plantas medicinais, como melissa, boldo, maracujá, hortelã, cavalinha e babosa, entre outras. “Vamos ensinar como organizar uma horta na escola, por exemplo, junto com os alunos”, conta Rafael Castellari.
Além de enriquecer a coleção de plantas do Jardim Botânico, o Jardim de Plantas Medicinais tem importante papel na valorização do conhecimento e do correto uso das plantas medicinais, sendo um espaço de contemplação e desenvolvimento de ações educativas. O espaço foi projetado também com o objetivo de aguçar os sentidos a partir dos estímulos oferecidos pelas texturas, formas e aromas presentes em cada elemento que compõe o jardim.
O “Irmãos Villas-Bôas” funciona de terça a domingo, das 9h às 17h, e está localizado na Rua Miguel Montoro Lozano, 340, no Jardim Dois Corações. Mais informações pelo telefone (15) 3235.1130.
Tags:Arborização, meioambiente
