Professores podem participar de encontro da exposição da Bienal de Artes de SP
Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br
Evento ocorre nesta quarta-feira (23) e restam poucas vagas
Nesta quarta-feira (dia 23), das 14h às 17h, professores da rede pública e particular e arte-educadores de Sorocaba poderão participar do encontro “Arte para quê? Arte para quem?”, proposto por PabloTallavera, no Barracão Cultural. A inscrição pode ser feita pelo link: https://goo.gl/KvtP3V
Promovida numa parceria do Núcleo de Formação Cultural da Secretaria da Cultura (Secult), Educativo Bienal e a Oficina Cultural Grande Otelo, a atividade complementar faz parte da exposição itinerante da 31º Bienal de Arte de São Paulo, que chega a Sorocaba no dia 5 de outubro.
Durante o encontro, serão discutidas questões como: qual o papel da Arte em 2015? Como a Arte participa do mundo contemporâneo? A arte tem alcance e capacidade de transformação do mundo e do ser humano?
Na atividade serão analisados os caminhos dessa linguagem. Como sair das manifestações tradicionais como pintura, escultura ou desenho e chegar na infinidade de possibilidades de expressão que a arte contemporânea permite. Para isso serão analisados o conceito curatorial da 31ª Bienal e as obras presentes na itinerância, tendo o material educativo como uma caixa de ferramentas para auxiliar nessa investigação.
São oferecidas 50 vagas, preenchidas por ordem de inscrição. O Barracão Cultural está localizado na avenida Afonso Vergueiro, 310, no Centro. Mais informações pelos telefones (15) 3211.2911 e 3224.3377.
Sobre a exposição itinerante
No dia 5 de outubro, Sorocaba receberá a exposição itinerante da 31º Bienal de Arte de São Paulo na Galeria Scarpa, no Centro da cidade. Os sorocabanos terão a oportunidade de conferir gratuitamente 15 obras selecionadas, entre vídeos, fotografias, quadros e uma publicação.
Promovida numa parceria da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura, Oficina Cultural Grande Otelo e a Fundação Bienal de Arte de São Saulo, a mostra integra o programa da 31ª Bienal para a circulação de obras e conteúdos relacionados às exposições.
A Bienal de São Paulo teve 69 participações de 34 países, incluindo artistas, com colaborações individuais e coletivas. Foram apresentados 81 projetos, dos quais 60% foram comissionados para a exposição. Com curadoria de Charles Esche, Pablo Lafuente, Nuria Enguita Mayo, Galit Eilat, Oren Sagiv, Benjamin Seroussi e Luiza Proença, a mostra caracterizou-se pelo foco na vida contemporânea e obras que tocaram particularmente aspectos de religião, conflito social, sexualidade, ecologia e identidade.
Entre os trabalhos, a população sorocabana terá a oportunidade de conferir a publicação “It’s Just the Spin of Inner Life” (2011-2014), da artista polonesa Agnieszka Piksa, que combina imagens de uma publicação sobre arte popular polonesa com ilustrações de um livro de divulgação científica dos anos 1970 sobre as origens do universo. A colagem “Justice for Aliens” sugere que a imaginação científica moderna pode não estar tão distante de antigos rituais animistas.
A exposição contará com a monitoria de profissionais treinados pela Fundação Bienal e permanecerá em Sorocaba até o dia 13 de novembro. O público poderá conferir a mostra de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, na Galeria Scarpa, localizada na rua Souza Pereira, 448, no Centro.
