Professores e estagiários recebem formação para o início da Oficina do Saber
Por: André Reis - areis@sorocaba.sp.gov.br
Atendimento aos alunos começa a partir de segunda-feira, dia 29 de fevereiro.
Professores e estagiários iniciaram nesta terça-feira (23) a formação e planejamento para a Escola em Tempo Integral – Oficina do Saber. O atendimento aos alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, da Rede Municipal de Ensino de Sorocaba, será a partir do dia 29 de fevereiro. Neste ano serão atendidos mais de 6 mil alunos.
As 25 unidades da Oficina do Saber recebem professores que assumiram as cargas suplementares que compreendem os eixos estruturantes e 214 estagiários que auxiliarão no desenvolvimento das atividades.
A professora de apoio pedagógico, Bianca Barrochelo Caiuby, destaca que a formação aos professores é importante tendo em vista que estão se atualizando e aprofundando nos estudos para melhor atender aos alunos.
Bianca explica que professores e estagiários se apresentaram, na segunda-feira (22), junto à equipe gestora de cada unidade escolar e até sexta-feira (26) estarão participando dos encontros formativos esclarecendo os eixos estruturantes. “A Sedu está se organizando esta semana junto à equipe da merenda, visando receber os alunos”, conclui.
Na Oficina do Saber da Escola Municipal “Paulo Fernando N. Tortello”, no Parque das Laranjeiras, a formação acontece em dois períodos para os professores. Durante esses dias serão abordados os seguintes temas: Alfabetização e Matemática, Letramento, Fruição Estética, Pensamento Científico – Robótica e Educação Ambiental, este último com o apoio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema).
Já a formação para os estagiários ocorre até sexta-feira na Oficina do Saber da Escola Municipal “Luiz de Almeida Marins”, no Bairro Júlio de Mesquita Filho, também em dois períodos. Os temas dos encontros versam sobre Professor Aprendiz – Direitos e Deveres e travessia segura, com apoio de agentes da Urbes.
Durante a semana também será tratado o papel do estagiário na instituição educacional e as estratégias de incentivo à leitura no horário de meio; a importância do brincar e Educação Nutricional e Higiene bucal.
“Esse é um momento importante para planejar e fazer a organização dos espaços e materiais a serem utilizados durante as atividades, bem como preparar as unidades”, explica o secretário da Educação Flaviano Agostinho de Lima.
A Escola em Tempo Integral – Oficina do Saber é destinada aos alunos matriculados no ensino regular que permanecem na escola para as atividades complementares e suplementares, nos períodos da manhã e da tarde.
Tags:Educação, Oficina do Saber
