Procura por vacina contra a gripe está acima do esperado nos postos de saúde

Em três dias, 15% do público-alvo da campanha já foi imunizado em Sorocaba. Neste sábado ocorre o Dia Nacional de Mobilização Contra a Gripe, o Dia D

Nos três primeiros dias de Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, Sorocaba já imunizou 13.730 pessoas nas unidades de saúde ligadas à Secretaria da Saúde (SES), o que equivale a 15,05% do total do público-alvo da ação, que é de 164.453. A procura está acima do esperado aponta a SES, que espera ampla adesão também neste sábado (9), quando acontece o Dia Nacional de Mobilização Contra a Gripe, o chamado Dia D. Na ocasião, as 31 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Sorocaba estarão abertas das 8h às 17h. Ainda haverá postos de imunização na Praça Coronel Fernando Prestes, no Centro, das 8h às 15h, e em entidades que trabalham com idosos.

As doses estão disponíveis desde a última segunda-feira (04) e a campanha prossegue até o dia 22 de maio. Para estimular a adesão dos munícipes, o prefeito Antonio Carlos Pannunzio será vacinado durante o Dia D, às 10h, na UBS Cajuru (rua Jorge Elias, 42). A meta da SES é, neste sábado, atingir uma cobertura de 25% da população local considerada pelo Ministério da Saúde (MS) como alvo da ação, o que corresponde a 41.113 pessoas.

A vacina trivalente protege da gripe A/H1N1 e também contra outros dois tipos do vírus Influenza: o A/H3N2 e o ‘B’. Ela é recomendada para crianças entre 6 meses a 1 ano e 11 meses de idade; crianças de 2 a 4 anos e 11 meses; trabalhadores da saúde; gestantes (em qualquer idade gestacional); puérperas (até 45 dias após o parto); adultos com 60 anos ou mais e ainda portadores de doenças crônicas.

Análise e recomendação

A Chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica (VE), Renata Guida Caldeira, explica que a meta sugerida pelo MS para os três dias iniciais da campanha era uma cobertura em torno de 5% dos grupos prioritários, sem contar os portadores de doenças crônicas. “Com base nesse critério, até quarta-feira passada (6) atingimos 9,53%, ou seja, 12.058 pessoas de 126.467. Se levarmos em conta os casos de comorbidades, os portadores de doenças crônicas, chegamos ao índice total de 15,05%.”

A meta geral de cobertura, conforme também estipulado pelo MS, é imunizar ao menos 80% da população-alvo até o fim da campanha, o que corresponde a 131.562 sorocabanos. No ano passado, Sorocaba atingiu 81,72%. “A procura está grande e devemos atingir a meta final”, adianta Renata. Ela acredita que o clima mais frio dos últimos dias, o receio quanto à dengue e boatos de que não haveria vacina suficiente para todos fizeram aumentar a procura neste início da campanha.

A chefe da Vigilância epidemiológica explica que Ministério da Saúde libera parcialmente as doses para os municípios. Sorocaba, até ontem (7), já havia recebido 46.100 mil doses. Nesta sexta-feira, chegaram mais 27 mil, totalizando em 73.100 a quantidade de doses já disponibilizada ao município. “A quantidade que temos é mais do que suficiente para atender a demanda, inclusive no Dia D. Na próxima semana, receberemos mais vacinas e não haverá falta”, pontua a chefe da Vigilância Epidemiológica da cidade.

A auxiliar de enfermagem Maria Bibiana Camargo, 72 anos, soube pela mídia do início da campanha de vacinação e não deixou para a última hora. Ela foi, nesta sexta-feira, à UBS Vila Hortência para ser imunizada. “Tomo todo ano e, desde então, nunca tive uma gripe forte, em geral só resfriados. Essa vacina é uma bênção”, diz. Nesse posto de saúde, desde segunda-feira, 876 doses foram aplicadas. Houve o recebimento de um lote de 800 vacinas e na quinta-feira chegaram mais 800.

Orientações e Dia D

Renata orienta as pessoas contempladas pela campanha a levarem a carteira de vacinação quando forem se imunizar, porque se houver alguma vacina em atraso, ela será atualizada. Caso a pessoa não tenha a carteira de vacinação em mãos é preciso levar um documento de identificação para poder receber a dose. Crianças de 6 meses a 1 ano e 11 meses de idade, bem como aquelas de 2 a 4 anos e 11 meses, precisam tomar duas doses. A segunda deve ser aplicada trinta dias após a primeira.

A vacina só não é recomendada para quem teve reação alérgica grave a uma dose anterior da vacina ou se a pessoa apresenta reação alérgica à proteína do ovo, que é usada na sua fabricação. Ela é segura e não tem efeitos colaterais graves.

Neste Dia D, equipes da Vigilância Epidemiológica também irão à Vila dos Velhinhos na parte da manhã; à Casa do Menor, das 15h30 às 16h30, e ao Lar São Vicente de Paulo, também à tarde, para vacinar os moradores destas instituições. Nos demais dias da campanha nacional, a vacina estará disponível em todas as 31 UBSs, durante o horário normal de funcionamento de cada uma delas, e no Serviço de Assistência Municipal Especializado (Same) para pacientes atendidos por este serviço.

Todas as 31 UBSs também contarão, neste sábado, das 9h às 12h e das 13h às 16h, com equipe de odontologistas para a busca de pessoas a serem examinadas com o objetivo de identificação de possíveis lesões iniciais e para prevenção ao câncer bucal. O público-alvo é de pessoas com idade superior a quarenta anos. O objetivo é conscientizar a população em relação à doença, alertando sobre os principais fatores de risco como tabagismo, uso crônico de álcool, exposição ao sol sem protetor solar, má higiene bucal, uso de próteses dentárias mal ajustadas, além de esclarecer sobre a importância do autoexame de boca para a detecção precoce de agravos.

 

Tags:, , , ,