Procura pela segunda dose da vacina contra o HPV está baixa

Por: Silvia Arruda – ssajo@sorocaba.sp.gov.br

Doses continuam disponíveis nas 31 Unidades Básicas de Saúde (UBSs)

A Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES), por meio da Divisão de Vigilância Epidemiológica (VE), alerta as meninas com idades entre 9 e 12 anos, que tomaram a primeira dose da vacina e que ainda não receberam a segunda, para que procurem qualquer uma das 31 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade, durante horário de funcionamento de cada uma delas, para se imunizar. A procura pela segunda dose da vacina contra o HPV está baixa em Sorocaba.

De acordo com o balanço divulgado nesta terça-feira (22) pela VE, até o último dia 16, 1.175 meninas tinham sido vacinadas na cidade, o que representa 6,42% da população alvo (18.298 garotas). De acordo com a chefe da Vigilância Epidemiológica de Sorocaba (VE), Renata Guida Caldeira, é necessário tomar a segunda dose da vacina para que a menina fique protegida.

Também podem ser vacinadas as garotas de até 13 anos, 11 meses e 29 anos que ainda não tenham recebido a primeira dose. No entanto, meninas com 14 anos que já receberam a primeira dose podem receber a segunda e dar continuidade ao esquema vacinal.

Neste ano, a vacinação foi ampliada para meninas e mulheres de 9 a 26 anos infectadas pelo HIV, que devem procurar o Serviço de Assistência Municipal Especializada (SAME), que fica na Rua Manoel Lopes, 220, Vila Hortência.

“É importante que as meninas recebam a segunda dose da vacina para completar o esquema de imunização que previne, principalmente, contra o câncer de colo de útero”, completa Renata.

Qualquer dúvida pode ser esclarecida na VE Sorocaba, pelo telefone 3339-9232, ramal 9281.

Tags:,