Procon Sorocaba: fazer o orçamento doméstico alivia endividamento

Por: Secom
Foto: Paulo Ochandio

Final de ano chegando e, consecutivamente, início de um outro. Novo e atualizado no que diz respeito, principalmente, àquelas despesas sazonais. Com janeiro aparecem, também, os carnês e boletos de IPVA, IPTU, a lista de material escolar. Neste momento, é importante planejar os gastos e manter o controle para evitar o endividamento.

Segundo o Procon Sorocaba, fazer o orçamento doméstico ajuda o consumidor a manter as contas em ordem. Organizar as contas significa administrar a renda familiar, calculando e controlando as despesas, o que é fundamental para o planejamento financeiro. Tudo deve ser registrado no papel: quanto pode ser gasto e quanto pode ser economizado. Controlar o orçamento não significa deixar de consumir, mas sim evitar o desperdício de dinheiro.

E para quem o sinal de alerta de perigo já foi dado e os números do mês sempre estão no vermelho, a Escola Nacional de Defesa do Consumidor, da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacom), oferece um “Programa de Educação Financeira para Consumidores”. Segundo o Procon Sorocaba, este é um curso on-line, gratuito e possibilita ao consumidor a buscar as soluções para as questões financeiras do dia a dia.

Para inscrever-se, basta o consumidor acessar http://www.defesadoconsumidor.gov.br/index.php/formacao-cursos/formulario-de-inscricao-efc. As inscrições estão disponíveis até o dia 13/novembro.

De qualquer forma, seguir as dicas do Procon já pode ser um bom começo para um novo processo de economia e regularização da vida financeira. Seguem algumas delas:

No supermercado:

– Elabore antes a lista de tudo que precisa comprar e a siga rigorosamente;

– Alimentar-se antes de ir às compras, para evitar ser “guiado pelo estômago” e comprar itens desnecessários;

– Analise bem todas as ofertas e veja se são realmente vantajosas.

 

Na compra de alimentos:

– Compre somente a quantidade que pretende consumir;

– Produtos de época têm preços melhores. Informe-se.

 

Ao utilizar a água:

– Mantenha as torneiras sempre bem fechadas e verifique se não há vazamentos;

– Utilize a água racionalmente para lavar roupas, louças, limpeza e banho.

 

Na utilização da energia elétrica:

– Aproveite ao máximo a iluminação natural, pinte as paredes com cores claras e utilize lâmpadas fluorescentes;

– Mantenha geladeiras e freezer longe de fontes de calor. Verifique a borracha de vedação, que deve estar em perfeito estado, e ajuste o botão de temperatura de acordo com as indicações do fabricante;

– Passe a maior quantidade de roupa possível uma única vez, regulando a temperatura do ferro elétrico de acordo com o tipo de tecido;

– Evite banhos demorados e mude a chave do chuveiro de inverno para verão nos dias quentes;

– Ao substituir ou adquirir novos eletrodomésticos ou aparelhos eletrônicos, dê preferência aos que possuem o selo Procel, pois possuem eficiência energética, ou seja, menor consumo de energia;

– Desligue da tomada todos os aparelhos que têm o sistema stand by (aquela luz que fica acesa mesmo com o aparelho desligado);

– Utilize a máquina de lavar na sua capacidade máxima, sem, no entanto, sobrecarregá-la;

– Evite ligar e desligar constantemente a torneira elétrica.

 

No uso do telefone:

– Pesquise os planos e promoções oferecidos pelas operadoras e utilize o mais adequado ao seu perfil de uso. Nem sempre os pacotes com “minutos ilimitados” ou “fale à vontade” são a melhor opção;

– Antes de fazer uma ligação, procure saber para qual operadora está ligando. Chamadas entre operadoras diferentes são mais caras do que as ligações para números da mesma operadora

– Utilize o telefone somente para conversas breves;

– Se você utiliza internet por banda larga em casa ou no smartphone, procure usar aplicativos que permitem conversas de áudio, vídeo ou mensagens de texto, pois permitem longas conversas sem custo adicional.

 

Destaque!!!

– Sempre planeje suas compras e busque, quando possível, fazer o pagamento à vista. Além de não pagar juros, pode negociar um bom desconto!

– Evite fazer uso do limite de cheque especial como parte de sua renda. Esta modalidade de crédito tem juros altos e pode comprometer seu orçamento!

– Ao utilizar o cartão de crédito, realize o pagamento total da fatura até o vencimento, assim, evita o pagamento de encargos (multa, juros de mora, juros do rotativo)!

Serviço:

O Procon Sorocaba orienta e atende pelos seguintes canais: 

Acesso Eletrônico:

Consumidor.gov.br 

Por telefone:

0800 148029 | 151

 

Pessoalmente – 2ª a 6ª feira:

Sede – R. Dr. Nogueira Martins, 513 – Centro (8h às 15h)

Casa do Cidadão Itavuvu (8h às 17h)

Casa do Cidadão Ipanema (8h às 17h)

Casa do Cidadão Nogueira Padilha (8h às 17h)

Unid. Justiça Federal – Campolim (8h às 17h)

Tags:,