Procon Sorocaba divulga Ranking de reclamações
Por: Gabriela Almeida (programa de estágio)
A Superintendência do Serviço Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor – PROCON Sorocaba, órgão da Secretaria do Gabinete Central da Prefeitura de Sorocaba, em cumprimento ao disposto no art. 44 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), torna público o CADASTRO MUNICIPAL DE RECLAMAÇÕES FUNDAMENTADAS do ano de 2017. O cadastro totaliza 852 registros de processos administrativos, quais representam 3,23% do total de 26.368 atendimentos realizados pelo Procon Sorocaba, no decorrer do ano supracitado.
O Ranking Municipal é formado por fornecedores que mais geraram reclamações fundamentadas, ou seja, reclamações de consumidores que não solucionadas preliminarmente, geraram abertura de processo administrativo. Ao todo, foram registrados 26.368 atendimentos ao consumidor, sendo eles: consultas, orientações, cálculos, denúncias, reclamações, e até mesmo de encaminhamentos a outros órgãos quando não se trata de relação de consumo.
Dentre os líderes de reclamações do Ranking Municipal, destacamos:
Em primeiro lugar, Vivo/Telefônica, como o total de 81 atendimentos, sendo 65 reclamações atendidas e 16 não atendidas. Com relação ao ano passado, passou para a primeira posição, porém, vislumbra-se uma diminuição no número de reclamações.
Em segundo lugar, a Claro/Net/Embratel, com o total de 58 atendimentos, sendo 47 reclamações atendidas e 11 não atendidas. Com relação ao ano passado, foi para a segunda posição, tendo uma grande queda no número de reclamações, tendo em vista que no ano anterior foram 135 reclamações.
O Ranking completo pode ser acessado através do link: http://sistemas.procon.sp.gov.br/reclamacao_fundamentada/index.php?ano=2017&municipio=19.
Tags:Procon

