Procon Sorocaba divulga balanço final da Operação Black Friday

Por: Secom - Procon

O Procon Sorocaba realizou, no último dia 23 de novembro, a Operação Black Friday que é realizada anualmente, no intuito de verificar possíveis práticas abusivas,principalmente quanto à “maquiagem” de preços nos produtos ofertados com desconto, dentre outras. A operação ocorreu em duas modalidades, concomitantemente, sendo: monitoramento e diligência. Na primeira modalidade houve a pesquisa de preço de 50 (cinquenta) produtos, em 06 (seis) lojas virtuais e 08 (oito) lojas físicas, semanalmente, desde o início do mês de outubro/2018.

Já a segunda modalidade, as diligências, realizadas no dia 23, com a fiscalização não somente nas 08 (oito) lojas físicas monitoradas, mas, em outros estabelecimentos comerciais, totalizando 65 lojas fiscalizadas. Assim, realizados todos os procedimentos, verificou-se que nos itens monitorados ocorreram descontos, na faixa de 25% a 50%, e quanto aos demais itens, os possíveis aumentos foram em pequena proporção, não maculando as ofertas e sequer induzindo o consumidor ao erro.

Do total de estabelecimentos fiscalizados, 09 (nove) foram autuados por apresentarem as seguintes irregularidades: deixar de informar o preço para pagamento à vista; e, ofertar produtos com desconto, sem, no entanto, informar os valores já calculados, o que configura inadequação de informação de preço.

Nas empresas monitoradas não se verificou aumento nos preços, a chamada “maquiagem” de preços, pois houve descontos levando-se em conta o maior valor do período pesquisado, desde 03 de outubro, e o valor anunciado nesta data.

Segundo o Superintendente do Procon Sorocaba: “Isso demonstra que o trabalho de orientação ao fornecedor que vem sendo feito pelo Procon Sorocaba desde o ano passado vem surtindo efeito. Alem do que, uma fiscalização mais efetiva e atuante, trás segurança ao consumidor e coíbe possíveis irregularidades”.

O Procon Sorocaba está localizado na Av. Antonio Carlos Comitre, altura do nº 331, Campolim, e nas Casas do Cidadão (Ipanema, Ipiranga, Nogueira Padilha, Brigadeiro Tobias e Paço Municipal), as denúncias podem ser registradas pelo APP Procon Sorocaba, pessoalmente junto a uma de nossas unidades, através no telefone 151 ou junto a Central de Atendimento no site da Prefeitura de Sorocaba.

Muito Mais Por Sorocaba!

Tags: