Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/procon-sorocaba-da-dicas-sobre-como-evitar-fraudes-bancarias/
Acessado em: 30/11/2025 - 01h14

Procon Sorocaba dá dicas sobre como evitar fraudes bancárias

Por: Vinicius Figueiredo (Programa de Estágio) Supervisão: Renato Monteiro

As fraudes bancárias são muito comuns e geralmente são aplicadas com o envio de e-mails, telefones e mensagens de texto. Com a intenção de conscientizar as pessoas sobre os perigos das fraudes bancárias, o Procon Sorocaba destaca algumas dicas para evitar que as pessoas caiam nesse tipo de golpe, cada vez mais frequente.

Além de destacar dicas e realizar campanhas educativas para conscientizar as pessoas por meio das redes sociais, o Procon Sorocaba dispõe da Escola Municipal de Defesa do Consumidor (Educon Sorocaba). A escola possui três cursos de educação financeira. São eles: Inteligência Financeira: Saia do Sufoco; Educação Financeira: Dominando Emoções e Criando Novos Hábitos e o curso de Educação Financeira: Planejar para Realizar Sonhos. Mais detalhes sobre os cursos podem ser conhecidos acessando o link: http://procon.sorocaba.sp.gov.br/cursos/[1].

Dicas para evitar fraudes

Atualizações de informações – Bancos e operadoras de cartão de crédito não costumam ligar, nem enviar mensagens pedindo que os clientes atualizem informações, portanto se entrarem em contato por meio desses canais, desconfie! Também não é aconselhável clicar em nenhum tipo de link enviado por SMS ou por e-mail como se fossem do banco.

Cartões clonados – Usualmente os golpistas ligam informando que o cartão foi clonado e que foram realizadas compras com ele, induzindo os consumidores a fornecer dados para supostamente clonar o cartão. Caso receba uma chamada desse tipo, desligue e ligue para o número que está no verso do seu cartão, mas utilizando outro aparelho de telefone. Nas compras eletrônicas, certifique-se que está utilizando um site seguro para compra conferindo a honestidade da empresa. Jamais forneça dados do cartão para desconhecido e nem tire fotos dele.

Boletos e faturas adulterados – Os boletos e faturas devem conter o nome do consumidor no campo “pagador”. Boletos emitidos pelo computador não devem apresentar divergências entre o número do banco e linha digitável, e também, não devem apresentar rasuras no código de barras. Nestes casos é importante que o consumidor procure a empresa.

Registrar ocorrência

Na tentativa ou no caso de um golpe, é necessário entrar em contato com o banco por meio do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) para solicitar o pedido de contestação do débito. Caso haja necessidade, é possível registrar qualquer tipo de reclamação através do link: www.consumidor.gov.br[2].

Fazer um boletim de ocorrência para comprovar a fraude também é necessário. Anotar todos os protocolos e guardar os documentos, que podem ser usados como provas, é importante. Se a instituição se negar a devolver os valores roubados de sua conta ou de compras feitas com cartão de crédito, é possível registrar uma reclamação no Procon.

Endnotes:
  1. http://procon.sorocaba.sp.gov.br/cursos/: http://procon.sorocaba.sp.gov.br/cursos/
  2. www.consumidor.gov.br: http://www.consumidor.gov.br/