Procon soluciona mais de 80% de demandas em 2015
Por: André Reis - areis@sorocaba.sp.gov.br
Foram 39.928 atendimentos. O portal www.consumidor.gov.br obteve 1.724 registros, com 80,74 % de solução.
A Unidade do Procon de Sorocaba registrou 39.928 atendimentos durante o ano de 2015; 7,22% a menos que o mesmo período de 2014, quando foram 43.036. O destaque desse volume fica por conta dos atendimentos de CIP (Carta de Informações Preliminares) que foram 11.807, apresentando uma queda de 7,79% em relação ao ano anterior, e Reclamações, que consiste no registro da demanda do consumidor contra o fornecedor, que somaram 1.723 e registraram uma queda de 31,90%, em relação a 2014.
Para o diretor do Procon, Domingos Paes Vieira Filho, os números são bastante significativos. Ele destaca que em 2014 80,24% das demandas foram solucionadas em fase de CIP, já em 2015 essa mesma demanda registrou 85,41% dos registros solucionados. “Isso significa que houve aumento na solução das demandas dos consumidores em fase de CIP, fase em que a queixa do consumidor deve ser resolvida em até 15 dias”, comenta.
A solução das demandas em fase de CIP impacta também no número de Reclamações, que é quando a demanda do consumidor necessita de encaminhamento e a realização de audiências. Segundo o diretor da unidade, houve queda de 31,90% de Reclamações, o que significa que os consumidores tiveram percentual maior de solução de suas demandas, em menos tempo. “O que é um grande ganho para a população”, destaca.
Domingos explica que a queda no número de atendimentos prestados pelo Procon não significa que a população necessitou menos de amparo, mas sim que teve a possibilidade de tratar das mesmas demandas sem sair de casa; ou seja, usou da internet através do portal www.consumidor.gov.br.
A internet, aliás, tem sido a grande aliada do Procon Sorocaba e tornou-se uma importante ferramenta utilizada pelos consumidores, cuja eficiência e eficácia tem aparecido nas tratativas dos conflitos nas relações de consumo.
Considerando as reclamações feitas pelos consumidores que residem em Sorocaba, através do portal www.consumidor.gov.br, temos, de janeiro a novembro de 2015, 1.724 registros, com 80,74% de solução.
Domingos Paes comemora o fato de mais de 80% das demandas registradas em 2015, terem sido finalizadas como “resolvidas” pelos consumidores, em Sorocaba. “Lembrando que o prazo médio de solução é de sete dias”, completa.
Portal
O portal www.consumidor.gov.br é uma opção para tratar da demanda dos consumidores frente aos fornecedores, bem como para aqueles que fazem pesquisas para contratação de serviços. Tendo em vista que disponibiliza rankings de atendimento de todos os fornecedores participantes e, ainda, dá a possibilidade de comparar indicadores por segmento, como por exemplo os serviços de telecomunicações, contratos bancários e redes varejistas, entre outros.
Nele é possível comparar qual empresa tem menos reclamação, qual resolve mais rápido e qual possui o melhor índice de satisfação dos consumidores. “Enfim, é uma ferramenta à disposição dos consumidores para que exerçam, com maior propriedade e consciência, seu papel nas relações de consumo”, ressalta o diretor do Procon Sorocaba.
