A atuação do Procon se faz fundamental para garantir a proteção e a defesa dos direitos do consumidor. Em Sorocaba, o órgão, que é ligado à Prefeitura, por meio da Secretaria de Gabinete Central, tem desempenhado importante papel e registrado um índice elevado de resolutividade. De acordo com levantamento divulgado pelo órgão, durante o terceiro trimestre deste ano, 5.693 pessoas foram atendidas em suas unidades e central telefônica. Isso equivale a média de 1.897 demandas por mês ou 63 por dia. Comparando o acumulado deste trimestre à igual período do ano de 2017, há uma redução de mais de 13% no número absoluto de atendimentos realizados pelo Procon, que passaram de 6.561 para 5.693.
A distribuição do atendimento por unidade do Procon demonstra concentração na unidade sede (Campolim), mas também na unidade Procon Zona Norte e na recém-ampliada unidade do Procon Zona Leste. Destes atendimentos, 2.410 (mais de 42%) se referiram a CIPs – que são registros formais de queixas face aos fornecedores.
Os números do www.consumidor.gov.br na jurisdição de Sorocaba também mostram uma redução de aproximadamente 11%, passando de 1.961 para os 1.748 atendimentos já citados. O portal é uma plataforma digital para solução de conflitos de consumo, onde o consumidor realiza sua reclamação de forma facilitada e o fornecedor tem o prazo de 10 dias para apresentar uma resposta ou solução.
Isso denota que as ações promovidas pelo Procon Sorocaba como: orientação, fiscalização, ciclo de palestras, entre outras, têm sido efetivas em reduzir as demandas de consumidores. “O principal objetivo do Procon Sorocaba é a harmonização das relações de consumo em respeito às normas vigentes. Ou seja, as ações do Procon focam em evitar que o problema aconteça, trabalhando de forma preventiva para que o consumidor não seja lesado.”, destaca o superintendente do Procon, Laerte Molleta.
Entre os segmentos que geraram mais atendimentos nesse período estão as empresas do setor de telefonia, distribuição de energia, educação privada e instituições financeiras.