Procon de Sorocaba completa 36 anos
Por: Laura Vieira - lauravieira@sorocaba.sp.gov.br
O Procon de Sorocaba completa 36 anos nesta sexta-feira (03) e sua eficiência pode ser facilmente traduzida em números. Durante o ano de 2015 foram prestados 47.210 atendimentos e 87,33% dos casos foram solucionados em até 15 dias. Já em 2016, de janeiro a maio, foram 15.017 prestações de serviços.
“Os resultados positivos motivam a equipe a buscar ainda mais instrumentos para garantir que o consumidor seja sempre respeitado”, enaltece o diretor do Procon de Sorocaba, Domingos Paes Vieira Filho. Atualmente, a unidade mantém cinco locais de atendimento em Sorocaba e utiliza ainda ferramentas tecnológicas, que ajudam na resolução dos casos com segurança e rapidez. “Acessando a plataforma www.consumidor.gov.br é possível solucionar um caso em menos de 10 dias. Na forma antiga de atendimento, a primeira audiência poderia levar até 180 dias para ser agendada”, explica Domingos.
Diante disso, o chefe de Divisão de Proteção ao Consumidor do Procon Sorocaba, José Antônio de Oliveira Júnior, acredita que a tendência é que os atendimentos presenciais diminuam cada vez mais, “cada vez mais as pessoas vão solucionar suas pendências sem sair de casa”.
Perfil
Tanto Domingos como José Antônio destacaram a mudança do perfil do consumidor nos últimos anos, quanto ao uso dessas ferramentas tecnológicas e do conhecimento dos seus direitos. “O consumidor de hoje sabe que tem direitos e usa a internet para pesquisar as leis”, reitera Domingos.
A assistente administrativa Vanessa de Castro é um exemplo disso. Nesta quinta-feira (02) ela foi até a unidade central do Procon Sorocaba para reclamar de um fabricante de aparelhos de telefonia móvel. Antes, já tinha lido o termo de garantia do aparelho e pesquisado quanto aos prazos para troca. “Meu celular já veio quebrado, eles precisam fazer a troca e estão se recusando”, argumentou.
Lembranças
José Antônio é o mais antigo funcionário do Procon de Sorocaba. Tem 26 anos atuando nesse órgão e, após ter testemunhado muitas histórias, recorda daquela que mais o emocionou, há 10 anos. Ele ajudava uma grávida, cujo plano de saúde não queria cobrir as despesas de parto e internação. “Estava à noite na faculdade, quando o meu celular tocou e ela chorando muito contou que a bolsa tinha rompido e o hospital não queria fazer a internação. Liguei imediatamente para a direção do hospital e ela foi atendida”, relembra. “O mais comovente foi que alguns dias depois ela e o marido trouxeram o bebê aqui no Procon, para eu conhecer.”
O diretor Domingos também tem um caso que o marcou. Um rapaz de Sorocaba tinha colocado a casa para alugar, numa imobiliária, com os pais ainda morando no imóvel. “Ele assinou os papéis e determinou que a casa fosse alugada. Quando chegaram lá para colocar a placa ‘Aluga-se’, descobriram o casal de velhinhos, que não sabia de nada.” Para resolver a situação, Domingos e o dono da imobiliária conseguiram um emprego de caseiro para o idoso, com moradia incluída. Assim, a situação teve um final feliz.
Evolução
O perfil das relações de consumo pode estar em constante mudança, mas o Procon de Sorocaba vai continuar contribuindo para que o consumidor tenha sempre seus direitos respeitados. “Com ajuda da internet, as plataformas que aproximam o consumidor do prestador de serviço devem se multiplicar e nosso papel cada vez mais será acompanhar, e não gerenciar as negociações”, comenta satisfeito Domingos.
SERVIÇO:
O Procon Sorocaba atende nos seguintes endereços:
Unidade Central
Rua Nogueira Martins, 513 – Centro
(segunda a sexta-feira, das 8h às 15h)
Casa do Cidadão Nogueira Padilha
Av. Nogueira Padilha, 1.460 – Vila Hortência
(segunda a sexta-feira, das 9h às 17h)
Casa do Cidadão Ipanema
Av. Ipanema, 3.349 – Vila Helena
(segunda a sexta-feira, das 9h às 17h)
Casa do Cidadão Itavuvu
Av. Itavuvu, 3.415 – Jardim Santa Cecília
(segunda a sexta-feira, das 9h às 17h)
Unidade Campolim
Avenida Antônio Carlos Comitre, 295 – Campolim
(segunda a sexta-feira, das 9h às 17h)
