Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/procon-campolim-atendeu-cinquenta-pessoas-nos-primeiros-dias-de-funcionamento/
Acessado em: 01/12/2025 - 08h20

Procon Campolim atendeu cinquenta pessoas nos primeiros dias de funcionamento


Pelo menos cinquenta pessoas já foram atendidas na nova unidade do Procon Sorocaba, instalada no Campolim. Inaugurado na última segunda-feira (25), o posto do órgão de defesa do consumidor tem recebido, em média, doze pessoas por dia em busca de informações e orientações quanto às relações com o comércio e a prestação de serviços. Esta foi a quarta unidade do município e a terceira a integrar o processo de descentralização de atendimento ao cidadão e funciona em parceria com a Justiça Federal no prédio onde ficava o Shopping M, na Avenida Antônio Carlos Comitre, 295.

Segundo o diretor do Procon Sorocaba, Domingos Paes Vieira Filho, a descentralização do serviço é um imperativo da contemporaneidade, visto que o cidadão tem seu tempo cada vez mais restrito e os deslocamentos acabam por penalizá-lo e, muitas vezes, consistem em razão para desestímulo ao registro de ocorrências.

Por isso mesmo, e apesar de já possuir uma unidade de atendimento na Zona Norte de Sorocaba, o Procon também vai inaugurar na próxima segunda-feira, 1 de junho, seu quinto posto. Desta vez na Casa do Cidadão Itavuvu. Com o novo local, somam-se três unidades em espaço compartilhado do serviço público; ainda funcionam Procons nas Casas do Cidadão Nogueira Padilha e Ipanema.

A região norte, conforme explicou Domingos, é a que mais registra reclamações e orientações a consumidores. O quadro é resultado da grande expansão da região que, com o crescimento imobiliário, acelerou a instalação de novas áreas de comércio e de prestadores de serviços. “Nossa cobertura agora é de uma boa parte da cidade. Estamos nas Zonas Leste, Sul e Norte”, disse. O Procon também atende ao consumidor em sua sede, na Rua Nogueira Martins, 513, no Centro.

 

Números

Em 2014, o Procon Sorocaba registrou 40.526 atendimentos prestados, sendo 35.831 na unidade sede (no centro), 2.662 na Casa do Cidadão Ipanema e outros 2.033 na unidade Nogueira Padilha.

Nestes cinco meses do ano, já são 14.589 atendimentos prestados. As Casas do Cidadão Ipanema e Nogueira Padilha somam 944 e 756, respectivamente. O Procon do centro já atendeu a 12.889 munícipes.

O ranking de reclamações é puxado pelas empresas de telecomunicações (telefonia fixa, celular, internet e TV por assinatura). Em segundo lugar aparecem as instituições financeiras (bancos, financeiras, cartão de crédito, empréstimos consignados). As redes varejistas (lojas, hipermercados, comércio eletrônico) ocupam a terceira posição, enquanto que os fabricantes de produtos (eletroeletrônicos, eletrodomésticos, celulares) e as prestadoras de Serviços Públicos (energia elétrica, água e esgoto) ficam com a quarta e quinta posições, respectivamente.

O Procon Sorocaba faz orientações e esclarece dúvidas também pelos telefones 0800.148029 (ligação gratuita somente para Sorocaba) e 3233.7498. Na internet, o consumidor tem à disposição do www.consumidor.gov.br no qual podem ser registradas ocorrências. Anote os endereços do Procon:

 

Atendimento Presencial

Unidade Central

Rua Nogueira Martins, 513, Centro

(Segunda a sexta-feira, das 8h às 15h)

 

Casa do Cidadão Nogueira Padilha

Av. Nogueira Padilha, 1.460, Vila Hortência

(Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h)

 

Casa do Cidadão Ipanema

Av. Ipanema, 3.349, Vila Helena

(Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h)

 

Casa do Cidadão Itavuvu

Av. Itavuvu, 3.415, Jardim Santa Cecília

(Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h)

 

Unidade Campolim

Avenida Antônio Carlos Comitre, 295 

(Segunda a sexta-feira, das 8h às 16h)

 

Atendimento por Telefone

0800.148.029 (ligação gratuita)

(15) 3231.1138

(15) 3233.7498