Procon Campolim atendeu cinquenta pessoas nos primeiros dias de funcionamento
Pelo menos cinquenta pessoas já foram atendidas na nova unidade do Procon Sorocaba, instalada no Campolim. Inaugurado na última segunda-feira (25), o posto do órgão de defesa do consumidor tem recebido, em média, doze pessoas por dia em busca de informações e orientações quanto às relações com o comércio e a prestação de serviços. Esta foi a quarta unidade do município e a terceira a integrar o processo de descentralização de atendimento ao cidadão e funciona em parceria com a Justiça Federal no prédio onde ficava o Shopping M, na Avenida Antônio Carlos Comitre, 295.
Segundo o diretor do Procon Sorocaba, Domingos Paes Vieira Filho, a descentralização do serviço é um imperativo da contemporaneidade, visto que o cidadão tem seu tempo cada vez mais restrito e os deslocamentos acabam por penalizá-lo e, muitas vezes, consistem em razão para desestímulo ao registro de ocorrências.
Por isso mesmo, e apesar de já possuir uma unidade de atendimento na Zona Norte de Sorocaba, o Procon também vai inaugurar na próxima segunda-feira, 1 de junho, seu quinto posto. Desta vez na Casa do Cidadão Itavuvu. Com o novo local, somam-se três unidades em espaço compartilhado do serviço público; ainda funcionam Procons nas Casas do Cidadão Nogueira Padilha e Ipanema.
A região norte, conforme explicou Domingos, é a que mais registra reclamações e orientações a consumidores. O quadro é resultado da grande expansão da região que, com o crescimento imobiliário, acelerou a instalação de novas áreas de comércio e de prestadores de serviços. “Nossa cobertura agora é de uma boa parte da cidade. Estamos nas Zonas Leste, Sul e Norte”, disse. O Procon também atende ao consumidor em sua sede, na Rua Nogueira Martins, 513, no Centro.
Números
Em 2014, o Procon Sorocaba registrou 40.526 atendimentos prestados, sendo 35.831 na unidade sede (no centro), 2.662 na Casa do Cidadão Ipanema e outros 2.033 na unidade Nogueira Padilha.
Nestes cinco meses do ano, já são 14.589 atendimentos prestados. As Casas do Cidadão Ipanema e Nogueira Padilha somam 944 e 756, respectivamente. O Procon do centro já atendeu a 12.889 munícipes.
O ranking de reclamações é puxado pelas empresas de telecomunicações (telefonia fixa, celular, internet e TV por assinatura). Em segundo lugar aparecem as instituições financeiras (bancos, financeiras, cartão de crédito, empréstimos consignados). As redes varejistas (lojas, hipermercados, comércio eletrônico) ocupam a terceira posição, enquanto que os fabricantes de produtos (eletroeletrônicos, eletrodomésticos, celulares) e as prestadoras de Serviços Públicos (energia elétrica, água e esgoto) ficam com a quarta e quinta posições, respectivamente.
O Procon Sorocaba faz orientações e esclarece dúvidas também pelos telefones 0800.148029 (ligação gratuita somente para Sorocaba) e 3233.7498. Na internet, o consumidor tem à disposição do www.consumidor.gov.br no qual podem ser registradas ocorrências. Anote os endereços do Procon:
Atendimento Presencial
Unidade Central
Rua Nogueira Martins, 513, Centro
(Segunda a sexta-feira, das 8h às 15h)
Casa do Cidadão Nogueira Padilha
Av. Nogueira Padilha, 1.460, Vila Hortência
(Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h)
Casa do Cidadão Ipanema
Av. Ipanema, 3.349, Vila Helena
(Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h)
Casa do Cidadão Itavuvu
Av. Itavuvu, 3.415, Jardim Santa Cecília
(Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h)
Unidade Campolim
Avenida Antônio Carlos Comitre, 295
(Segunda a sexta-feira, das 8h às 16h)
Atendimento por Telefone
0800.148.029 (ligação gratuita)
(15) 3231.1138
(15) 3233.7498
Tags:Jurídico, Jurídico, Procon, Procon
