Procon atende quase vinte mil pessoas no primeiro semestre

Por: Tânia Franco - ttferreira@sorocaba.sp.gov.br

Atualmente com cinco unidades de atendimento à população, sendo quatro descentralizadas, o Procon Sorocaba registrou 19.606 atendimentos no primeiro semestre deste ano. No ranqueamento das reclamações, as cobranças abusivas ou indevidas puxaram o volume e somam-se 2.792. Em seguida, estão os problemas relacionados às coberturas de garantias, as rescisões e alterações contratuais unilaterais, com 1.947 e 943 manifestações, respectivamente, além do não cumprimento de serviços, com 348, e a desistência de compras com outras 324 reclamações.

No rol das empresas mais reclamadas, em primeiro lugar estão as de telecomunicações, seguidas pelas instituições financeiras e, em terceiro, o comércio varejista de produtos.

A sede do Procon, que fica na área central, ainda é a que mais registra ocorrências. Nesses primeiros seis meses de 2015, a unidade fez 16.458 registros. Das descentralizadas, o posto de atendimento da Casa do Cidadão da Avenida Ipanema é a mais procurada. Lá, foram feitos 1.483 atendimentos. Na sequência, a Casa do Cidadão da Avenida Nogueira Padilha traz 1.112, enquanto que os dois postos recém-inaugurados da Avenida Itavuvu (também funciona na Casa do Cidadão) e do Campolim atenderam a 351 e 202 consumidores, respectivamente.

O volume do primeiro semestre já representa cerca de 48% do total de serviço prestado em 2014 pelo órgão. No ano passado, o Procon Sorocaba registrou 40.526 atendimentos prestados, sendo 35.831 na unidade sede (no centro), 2.662 na Casa do Cidadão Ipanema e outros 2.033 na unidade Nogueira Padilha.

De acordo com o diretor do Procon, Domingos Paes Vieira Filho, os próximos meses deverão apresentar maior número de reclamações nas unidades Itavuvu e Campolim, visto que os munícipes ainda estão se acostumando com os novos locais que estão para completar o primeiro mês de atendimento. “Principalmente na Zona Norte, as pessoas estavam acostumadas a procurar apenas a Casa do Cidadão da Avenida Ipanema. Agora com um posto na Itavuvu deverá ocorrer um crescimento naquele local”, explicou.

Levantamento do Procon Sorocaba indica que, desde o início de seu funcionamento na Casa do Cidadão Itavuvu, o órgão atendeu doze pessoas a mais que a unidade vizinha: foram 351 na primeira e 339 na segunda. Em junho, as reclamações do consumidor somaram 3.286 em todas as unidades.

Além do atendimento presencial, o Procon Sorocaba ainda faz orientações e esclarece dúvidas pelos telefones 0800.148029 (ligação gratuita somente para Sorocaba) e 3233.7498. Na internet, o consumidor tem à disposição o site www.consumidor.gov.br  , onde podem ser registradas ocorrências.

 

Serviço:

 

Atendimento Presencial

Unidade Central

Rua Nogueira Martins, 513, Centro

(Segunda a sexta-feira, das 8h às 15h)

 

Casa do Cidadão Nogueira Padilha

Av. Nogueira Padilha, 1.460, Vila Hortência

(Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h)

 

Casa do Cidadão Ipanema

Av. Ipanema, 3.349, Vila Helena

(Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h)

 

Casa do Cidadão Itavuvu

Av. Itavuvu, 3.415, Jardim Santa Cecília

(Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h)

 

Unidade Campolim

Avenida Antônio Carlos Comitre, 295

(Segunda a sexta-feira, das 8h às 16h)

 

Atendimento por Telefone

0800.148.029 (ligação gratuita)

(15) 3231.1138

(15) 3233.7498

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