Primeiro “Viva o Bairro” de novembro vai ao Vitória Régia, São Bento e Ana Paula Eleutério
Sertanejo, baião e a MPB formam o cardápio musical da primeira edição de novembro do projeto “Viva o Bairro”, da Secretaria da Cultura da Prefeitura de Sorocaba (Secult). Lançado em agosto, o projeto atende a 12 bairros todos os meses, com três apresentações semanais que levam diversão e festa às comunidades sorocabanas.
E neste sábado (1), quem vai cantar no Parque Amedeo Franciulli, no Parque Vitória Régia, é a dupla Rodrigo Martins e Roger. Juntos desde 2012, os cantores tem como marca do trabalho imprimir uma nova roupagem à musica sertaneja. Por isso mesmo, a comunidade terá o melhor do ritmo, com pitadas próprias que marcam o estilo da dupla.
Envolvido com a música desde criança, Rodrigo cantava na igreja e em pequenos eventos, conseguindo se destacar por sua voz diferenciada e potente. Suas influências foram duplas consagradas do sertanejo. Roger, que toca violão desde os 15 anos, participou de várias bandas durante sua carreira, mas foi no sertanejo que reencontrou as origens e influências musicais. Neste ano, Rodrigo Martins e Roger abriram o show da dupla Fernando e Sorocaba na Abril Fest, em Araçoiaba da Serra, uma das maiores festas de todo o país.
A apresentação musical começa às 17h30, mas, a partir das 15h, quando têm início as atrações, o público confere oficinas de diversas modalidades e performances de dança árabe com a Escola de Dança Arabesq, que leva ao parque uma série de coreografias da modalidade, utilizando véus, leques, espadas e outras técnicas comuns ao universo das danças asiáticas, às 16h.
Parque São Bento
A história de uma mulher que, não podendo falar, acaba se submetendo às obrigações que o lar e o marido a impõem, será apresentada aos moradores do Parque São Bento, neste sábado (1), a partir das 15h, quando começa o Projeto “Viva o Bairro” naquele bairro.
Dirigida por Hamilton Sbrana, da Cia de Teatro Camarim, a peça mostra o resultado das ações quando se tenta mudar uma realidade de uma pessoa subjugada por um marido opressor. Carinhos ou verdades doloridas sairão da boca da esposa? A partir dessa questão o espetáculo se desenvolve apresentando um final surpreendente e divertido, pois obtendo a cura, o marido se depara com uma esposa muito “faladeira” e se vê com um novo desejo: o de fazê-la parar de falar novamente.
O texto, no qual os atores improvisavam, é adaptado de uma peça de 1645, de um autor anônimo e com personagens clássicos da commedia dell’arte, que valoriza o jogo entre atores, a música e o improviso. No elenco estão os atores Ber Bueno, Gabriela Cristina, Jéssica México, Cardoso Bitencourt e Stefany Cristina. A apresentação começa às 16h.
E como atração musical da tarde, às 17h30, a população do São Bento conhece o talento e a alegria da Banda da Feira que traz o Forró Pé de Serra para a Rua Benedito de Oliveira Lousada, onde o projeto acontece.
Formada por cinco músicos que vivenciam a essência do estilo, a banda da Feira surgiu neste ano sob o nome “Antonio Freire Quinteto”, tocando em bares e teatros da cidade da cidade. Três meses após a sua criação, o grupo se apresentou no Sesc São Paulo, Sorocaba e Presidente Prudente fazendo sucesso com uma homenagem ao Rei do Baião com o projeto “Tributo a Luiz Gonzaga”.
Ana Paula Eleutério
E o terceiro ponto de apresentações do “Viva o Bairro” neste sábado (1) será o conjunto Ana Paula Eleutério. Também das 15h às 19h, a Secult leva ao local atrações artísticas como teatro e música, além de muita diversão.
Para quem curte teatro, a partir das 16h, o projeto apresenta “As aventuras de Jonas”. Produzido pela Cia Nativos Terra Rasgada, a história narra os percalços e aventuras de um jovem cadeirante, vítima de atitudes preconceituosas e que, após perder seu avô, torna-se triste e solitário.
Mas, como a magia que vem do coração é capaz de milagres, o velho avô volta para conduzir Jonas em sua última jornada, onde ele será treinado para ganhar a grande corrida da escola, provando, assim, ser tão capaz de conquistar os seus objetivos, quanto qualquer outra pessoa.
A encenação, segundo os produtores, propõe uma leitura lúdica da história, conduzindo o público a uma viagem para um mundo imaginário no qual Jonas figura como um herói. A peça busca estabelecer uma identificação com o público, propondo o rompimento com as barreiras pré-estabelecidas sobre as condições que cercam o cotidiano de uma criança deficiente.
Às 17h30, a cantora Bárbara Pistila vai cantar para a comunidade do Ana Paula Eleutério. Cantora, multi-instrumentista e professora de violão, Bárbara iniciou seus estudos na música com apenas 4 anos de idade, fazendo aulas de violão. Hoje se apresenta em Bares e eventos de Sorocaba e região. MPB e rock constituem seu repertório que traz nomes da música nacional como Ana Carolina; Cássia Eller; Djavan; Maria Gadu; Jota Quest, Zélia Duncan, e Cazuza, além de mostrar seu talento nas canções do The Police; Adele, Whitesnake e Creedence, e composições próprias.
Com profundo conhecimento de música, a jovem cantora fez seu aprofundamento musical no Conservatório de Tatuí, na UML e no Conservatório João Baptista Julião. Atuou como guitarrista na Big Band Jacarandá Ensemble Jazz da Academia Concerto e no Projeto Guri como tecladista do coral e professora de violão.
Movida pelo talento das inúmeras vozes e fantásticas e únicas interpretações das cantoras brasileiras, Bárbara Pistila aventura-se nesse universo dos tons mais graves femininos, encontrando ali também seu estilo, seu espaço na voz entre tantas outras.
Tags:Cultura, Cultura, Viva o Bairro, Viva o Bairro
