Vinte e oito árvores foram plantadas na tarde desta quarta-feira (7), no Parque Municipal Porto das Águas, localizado no Jardim Abaeté. O plantio, que corresponde ao projeto “Cada Gol uma Árvore”, foi realizado de acordo com o número de gols marcados na primeira rodada do 59º Torneio Aberto de Futsal “Cruzeiro do Sul”, o Cruzeirão 2018, um dos maiores campeonatos de futsal do país, que é organizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer (Semes), em parceria com a Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), mantenedora do Jornal Cruzeiro do Sul.
Para realizar essa ação, estiveram presentes o secretário de Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), Jessé Loures, o chefe da divisão de eventos e competições esportivas da Semes, Daniel Querido, o vereador Rafael Militão, e, também, Mariana Conti, representando o Jornal Cruzeiro do Sul.
O projeto “Cada Gol uma Árvore” foi criado com o objetivo de que a cada gol marcado na competição, uma árvore seja plantada na cidade. Segundo Jessé Loures, a Sema está comprometida com o projeto. “Estamos preparados para plantar muitas mudas. Cada vez que plantamos uma árvore contribuímos na neutralização dos gases de efeito estufa que são extremamente nocivos ao meio ambiente e, principalmente, à saúde pública. A arborização tem um filtro natural que apresenta benefícios à população”, explicou.
Na ocasião, o Porto das Águas recebeu mudas de ipês branco, ipês amarelo, ipês roxo e ipês rosa, sete de cada cor, totalizando as vinte e oito árvores. O vereador Rafael Militão, um dos idealizadores da ação, destacou a relevância do plantio. “Eu vejo a importância para um futuro mais arborizado, mais bonito, mais ecológico e com um ar mais puro para todo cidadão de Sorocaba.”
O Cruzeirão conta com 270 equipes em diversas categorias. Vale lembrar que os próximos plantios acontecerão em diferentes pontos da cidade até o final do torneio. Para Daniel Querido, é importante o desenvolvimento de projetos como esse. “Com essa iniciativa podemos trazer uma qualidade de vida melhor para toda população e também tornar a cidade mais agradável, aprazível e saudável para todos”, concluiu.