A relação dos povos indígenas antes do descobrimento do Brasil, os costumes e crenças dos africanos, a importância da preservação da natureza e a origem de sobrenomes populares foram alguns dos temas abordados no primeiro dia do curso gratuito “Resgate das Tradições Culturais do Meio Rural”, que teve início nesta segunda-feira (21) na Biblioteca Infantil Municipal “Renato Sêneca de Sá Fleury”, com a participação de mais de 20 pessoas.
Oferecido pelo Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), em parceria com a Prefeitura de Sorocaba, por meio das secretarias do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema) e da Cultura (Secult), e o Sindicato Rural de Sorocaba, o curso visa resgatar a cultura local, identificando valores e tradições através das aulas da instrutora e pesquisadora Sandra Regina Felício Whitaker.
Segundo Sandra, o curso trata de questões históricas e culturais que trazem à tona reflexões para o cotidiano. “Este é um dos objetivos do curso: relembrar a população do que é o seu município e ver como a gente pode colher frutos e melhorar o que nós já temos”, explica.
Além disso, os participantes puderam aprender sobre a colonização de Sorocaba, que é de origem espanhola, e como a linguagem da região recebe influências europeias. “Por exemplo, muita gente fala ‘bassora’, principalmente no interior paulista. E há muita mistura de linguagens em italiano e espanhol. Lá na Itália, vassoura é ‘bassora’. Então aqui quando se fala ‘bassoura’, não é errado, está falando em italiano”, comenta Sandra.
Para a balconista Patrícia Rodrigues de Carvalho, participante do curso, a primeira aula foi uma prévia do conhecimento que será adquirido no decorrer dos dias. “O que me chamou mais a atenção foi o resgate cultural sobre o qual eu gostaria de aprender um pouco mais, sobre a cultura que a gente vive hoje. Foi mais isso que eu me interessei, pelo conhecimento mesmo”. Além do aprendizado, Patrícia diz que o encontro trouxe diversão aos participantes. “O primeiro dia de curso foi muito legal. A gente deu risada, conversou, conhecemos pessoas. Temos histórias incríveis, principalmente da melhor idade”, completa.
O curso acontecerá até quinta-feira (24). A Biblioteca Infantil está localizada na rua da Penha, 673, no Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3231-5723.