Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/prevencao-contra-o-cancer-de-mama-e-tema-de-palestra-para/
Acessado em: 19/01/2026 - 00h20

Prevenção contra o câncer de mama é tema de palestra para funcionárias da Urbes

Por: Comunicação Urbes

A Urbes – Trânsito e Transportes promoveu nesta quinta-feira (25), das 14h às 15h, uma palestra para suas funcionárias com o tema Outubro Rosa,  ministrada pela Liga Sorocabana de Combate ao Câncer de Mama no auditório da Sede Campolim.

O Outubro Rosa visa chamar a atenção da importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, uma doença que afeta milhares de brasileiras por ano. A mamografia e o autoexame devem fazer parte da rotina feminina, já que quanto mais cedo a doença for diagnosticada, maior é a chance de cura.

A psicóloga Maria Isis Barros Martins, voluntária da Liga Sorocabana de Combate ao Câncer, abordou sobre a importância do movimento que ocorre anualmente em Outubro e as formas de combate ao câncer de mama, além de orientações para manter a mente saudável e os exames que devem ser realizados para a prevenção.

Segundo ela, ainda hoje, poucas pessoas se cuidam. “Todos precisam se conscientizar da importância de hábitos alimentares saudáveis, a prevenção, não ingerir bebida alcóolica, não fumar e praticar atividade física regularmente”, destaca.

Para a funcionária Roseli Giudice, o assunto de prevenção ao câncer é muito importante e abordar isso dentro da empresa, permite um conhecimento mais abrangente do assunto e abre espaço para sanar as dúvidas com um especialista. “Com a correria do dia a dia acabamos nos esquecendo de como é importante nos prevenir e esse espaço que foi cedido para a palestra, nos auxilia com orientações em como nos cuidar e como funciona o tratamento e acima de tudo, entender que o câncer tem cura e só depende da gente a prevenção, através de hábitos saudáveis e de exames regulares”, enfatiza.

Atualmente a Urbes conta com 195 mulheres trabalhando na Sede Campolim, na unidade da Rua Chile e nos terminais São Paulo e Santo Antônio e sempre procura promover ações como essa para orientar as servidoras municipais a fazer o autoexame e que estas passem as informações recebidas para outras mulheres também.

A estagiária Larissa Fernanda Torsoni comenta que foi a primeira vez que participou de uma palestra com esse tema e afirma que aprendeu as maneiras corretas de fazer o autoexame e que irá repassar o que aprendeu para a mãe e para avó, para conscientiza-las sobre os cuidados e os exames que devem ser realizados.

O intuito do movimento é estimular a participação da população no controle do câncer de mama, compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico contribuindo para a redução da mortalidade.