Preso acusado de se passar por funcionário do Saae para praticar golpe

Um homem com 37 anos de idade foi preso em flagrante acusado de se apresentar como funcionário do Saae-Sorocaba para praticar golpes, na tarde da quinta-feira (23). Conforme registro policial, ele estava no interior da residência de uma idosa na Vila Assis, tentando convencê-la a pagar R$ 600,00 por uma falsa multa. Uma prestadora de serviços da vítima chegou ao imóvel, suspeitou e acionou a polícia.

Ao menos duas outras idosas teriam sido visitadas por golpista que se passou por funcionário do Saae-Sorocaba, na região Central e na Zona Norte. O homem detido utilizava um veículo modelo Celta, cor prata. As denúncias são que tentava convencer as vítimas a deixá-lo entrar nas residências, onde fazia falsas cobranças ou furtava valores.

Fique atento
Nenhum colaborador do Saae-Sorocaba está autorizado a cobrar valores na residência, mesmo que tenha sido realizado algum serviço tarifado, já que toda a cobrança só é feita na conta de água.

Todos os profissionais utilizam crachás e usam uniformes. O Saae-Sorocaba recomenda o morador a confirmar se realmente se trata de um profissional da autarquia, ligando gratuitamente para o telefone 0800-770-1195. Caso a identidade deixe de ser confirmada por telefone, o responsável pela residência deve acionar a polícia, pelo número 190.

Os únicos profissionais do Saae-Sorocaba que necessitam entrar em contato pessoalmente com o consumidor, sem que tenham sido chamados, são os que substituem hidrômetros ou fazem a fiscalização e esses obrigatoriamente usam crachás com fotos.

Todos os demais usam crachás sem fotos, mas só entram em contato com o morador caso tenha sido chamado e somente para tratar sobre alguma situação no cavalete de entrada. Nunca é necessário ultrapassar a área onde o cavalete está instalado.

Os profissionais do Saae-Sorocaba chegam em viaturas identificadas, sejam elas motos, pickups ou caminhões. Trabalham sempre em duas ou mais pessoas, uniformizados com camisa e calça azul e sapatos pretos. Na roupa sempre consta a inscrição do Saae ou “a serviço do Saae”, com o nome da empresa para a qual que presta o serviço.