Presidente do FSS faz palestra do “Protagonismo Infantil e Educação”

Por: Marina Jabur – mjabur@sorocaba.sp.gov.br

São 270 vagas e inscrições já estão abertas

A professora e presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS), Maria Inês Moron Pannunzio, ministrará a palestra “Protagonismo Infantil e Educação” no dia 30 de julho, das 19h30 às 21h30, no auditório do SESC. A palestra é resultado de viagens de estudos às cidades de San Miniato e Reggio Emilia, na Itália, onde Maria Inês conheceu escolas de referência internacional pela qualidade em educação infantil.

A abordagem educativa que norteia o trabalho dos educadores é baseada na pedagogia de Loris Malaguzzi (1920-1994), para a qual o pressuposto fundamental para se construir um projeto de educação deve ser o reconhecimento da identidade e da potencialidade das crianças. Segundo a abordagem, é preciso que o educador esteja atento e tenha sensibilidade para ouvir as linguagens, os símbolos e códigos que as crianças usam para se expressar. “Outros fatores significativos nessa abordagem são a participação das famílias; projetar, documentar e refletir sobre as experiências; o trabalho educativo entendido como uma aventura compartilhada com o grupo, considerando sempre as individualidades e colocando-as em diálogo”, explica Maria Inês.

Em sua viagem à Itália, Maria Inês participou de um encontro com Aldo Fortunati, que é o presidente do Centro de Pesquisa de Documentação sobre a Infância “La Bottega di Geppetto”, da prefeitura de San Miniato, e professor da Universidade de Florença.

Além da abordagem italiana, a palestra trará aspectos da abordagem húngara de Pikler Lóczy, que trata especialmente do cuidado com os bebês e como os educadores podem orientar as crianças pequenas para a autonomia. A abordagem envolve uma forma diferente de educar e de cuidar dos bebês.

“São duas abordagens que dialogam entre si, pois consideram a criança pequena como ativa, capaz e protagonista. Uma criança que precisa de cuidados, mas que com sua curiosidade intrínseca torna-se pesquisadora tendo o adulto como facilitador de suas descobertas”, fala a professora Maria Inês.

A palestra é direcionada a educadores, alunos de graduação, pais e interessados nas questões relativas à Primeira Infância. São 270 vagas e as inscrições antecipadas deverão ser feitas pelo telefone 3238.2519. Para as vagas remanescentes, as inscrições poderão ser feitas com uma hora de antecedência, na central de atendimento do SESC, na rua Barão de Piratininga, 555 – Jardim Faculdade.

Tags:,