Presidente de organização humanitária internacional realiza palestra em Sorocaba
Por: Lucas Monteiro (Programa de estágio) Supervisão: Marcelo Andrade
Com o tema “Vamos ser heróicos: Transformações de impacto com Aquaponia”, que a norte americana Linda Pfeiffer, presidente da INMED Partnerships for Children, palestrou sobre agricultura adaptável na tarde desta sexta-feira (30), no Salão de Vidro do Paço Municipal. A ação é uma realização da Promotoria Econômica da Secretaria de Saneamento (Sesan), em parceria com a Secretaria de Comunicação e Eventos (Secom).
O intuíto da palestra foi apresentar os caminhos para geração de renda, empreendedorismo, segurança alimentar, saúde e resiliência às mudanças climáticas através da aquaponia, além de fomentar a educação nutricional das crianças do município e debater os riscos da má alimentação infantil, apontando o aumento crescente da obesidade como sua principal justificativa.
A norte americana, que já desenvolveu um projeto na região nordeste do Brasil e em outros países como Jamaica, Africa do Sul e Peru, sobre desnutrição, esteve pela primeira vez no estado de São Paulo.
O secretário de Abastecimento, Agricultura e Nutrição (Seaban), Fernando Oliveira, classificou o trabalho de Linda como inovador. “É uma honra, estamos muito empolgados com essa tecnologia e essa decisão do prefeito Crespo de receber esse conhecimento, é muito nobre e com certeza irá beneficiar muito a alimentação e a agricultura em Sorocaba”, comentou o secretário da Seaban.
Linda Pfeiffer que palestrou em português, defendeu o uso do sistema de irrigação aquapônico como o maior aliado da agricultura internacional. “O método propõe associar a produção de pescados à agricultura, onde os resíduos de peixes mantém as necessidades minerais dos vegetais, promovendo uma simbiose de espécies e reduzindo drasticamente os custos de produção”, explicou a palestrante.
O titular da Promotoria Econômica, Manoel de Carvalho, que esteve na palestra representando o prefeito José Crespo, disse que é uma honra receber alguém com tanta competência com essa prática. “Eu espero de verdade, que essa técnica seja implantada no município de Sorocaba e que possamos proporcionar aos jovens uma alimentação de qualidade”, disse Manoel.
Demonstração
Além da palestra de Linda Pfeiffer, a Promotoria Econômica convidou a empresa Homebiogas para apresentar um equipamento ecológico familiar com tecnologia israelense que funciona de maneira autônoma, sem eletricidade e gera energia limpa e tratando lixo doméstico adequadamente. A apresentação e demonstração do funcionamento do equipamento foi feita pelo representante da Homebiogas no Brasil, Leandro Toledano.
O equipamento usa restos de comida, dejetos de animais e humanos, produzindo até 3h de gás para cozimento de alimentos, além de ser pensado em um tamanho para caber na casa das pessoas.
Estiveram presentes no evento: os secretários de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedeter), Robson Coivo, da Educação (Sedu), André Gomes, De habitação e Regularização Fundiária (Sehab), Fábio Camargo, de Cultura e Turismo (Secultur), Werinton Kermes, de Saúde (SES), Marina Elaine Pereira, de Conservação, Serviços Públicos e Obras (Serpo), Fábio Pilão, de Planejamento e Projetos (Seplan), Mirian Zacareli, de Igualdade e Assistência Social (Sias), Cíntia de Almeida, a ouvidora Geral do Município, Liliana de Jesus, além de representantes das secretarias de Recursos Humanos (Serh), Segurança e Defesa Civil (Sesdec), Cidadania e Participação Popular (Secid), Relações Institucionais e Metropolinatas (Serim) e Mobilidade e Acessibilidade (Semob).
Tags:Abastecimento, Saneamento
