Devido à crise econômica pela qual o Brasil está passando, foram inúmeras as medidas de contenção de despesas necessárias para manter a sanidade dos cofres públicos municipais em todas suas esferas. Por essa razão, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), informa que pela primeira vez, em 10 anos, o Prêmio Sorocaba de Música – Festival Nacional de MPB Livre não constará na programação de eventos em 2016.
“Infelizmente não realizaremos neste ano o Prêmio Sorocaba de Música. Tivemos que abrir mão deste festival”, destaca a secretária da Cultura Jaqueline Gomes. Para a titular da pasta, o festival é muito importante para a valorização dos artistas. “Além de revelar novos talentos, também dá visibilidade a eles, colocando-os no cenário artístico regional.”
Essas medidas de corte de investimentos nas secretarias municipais desagradam a Administração Municipal, porém não resta alternativa para diminuir o impacto nas finanças do Executivo.
Neste ano, a Secretaria da Cultura com muito esforço conseguiu manter duas premiações, que são leis municipais: o Prêmio Anual Sorocaba de Literatura e o Prêmio “Prof. Flávio Gagliardi” de Artes Visuais. O investimento para os dois prêmios é de R$ 60 mil, enquanto que, em 2015, a Secretaria da Cultura investiu R$ 70 mil, exclusivamente na organização do Prêmio de Música.