Para reforçar e tornar mais efetivo o combate à dengue em Sorocaba, o prefeito Antonio Carlos Pannunzio determinou a contratação de uma empresa para a realização do serviço de nebulização costal de inseticidas nos bairros da cidade. O serviço incluirá funcionários, veículos e os equipamentos, auxiliando no combate aos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.
De acordo com informações da Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES), o contrato com a empresa vai prever cinquenta funcionários, sendo 45 operadores e cinco supervisores, além de dez veículos e quinze nebulizadores costais.
Leandro Arruda, chefe da Divisão de Zoonoses da Secretaria da Saúde de Sorocaba, destaca que os funcionários da empresa trabalharão de segunda a sábado, sempre em conjunto com a Zoonoses. “Após a nossa equipe fazer os arrastões, que têm como objetivo remover materiais que acumulam água e servem de possíveis criadouros do Aedes aegypti, bem como aplicar o larvicida, as áreas serão liberadas para a empresa fazer a nebulização com inseticida para eliminar o mosquito”, explica.
Atualmente, a Divisão de Zoonoses de Sorocaba possui quinze equipamentos costais. Com a contratação desta empresa, Sorocaba terá mais equipes atuando nesta frente.
De acordo com Leandro Arruda, o serviço de nebulização exige um tempo considerável e para cada equipamento são necessários três operadores. “Um para carregar o nebulizador costal, outro para anunciar aos moradores que o serviço será realizado no local e o terceiro para liberar os imóveis para garantir que não tenha ninguém na casa para a aplicação do inseticida”, ressalta.
O chefe da Zoonoses ainda salienta que este trabalho de combate à dengue exige a colaboração da população. “É muito importante que os moradores abram suas portas para receber e atender estas equipes. Eles estarão devidamente identificados para a realização do serviço”, finaliza Leandro.