Prefeitura trabalha cronograma dos equipamentos públicos do Carandá

 

A Prefeitura de Sorocaba trabalha no cronograma de datas possíveis para a entrega dos equipamentos públicos previstos para a região do Residencial Carandá. Após a definição desse cronograma, o texto do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre o Ministério Público (MP) e a Prefeitura, que definirá prazos e responsabilidades para a construção desses equipamentos públicos na região do Residencial Carandá, será redigido e, posteriormente, aprovado.

A nova previsão é que a minuta do TAC feita pelo MP seja apresentada no dia 14 de fevereiro. O adiamento dá-se para que até a sexta-feira (10) a Prefeitura busque acordos junto ao Governo do Estado, à União e empresas envolvidas na finalização das obras.

O prefeito José Crespo irá para Brasília em busca de recursos para a construção da creche e da escola que precisam ser construídos no Carandá. Ele será recebido às 18h da quarta-feira (8) pela secretária Nacional de Habitação, Márcia Henriqueta Arantes Ferreira Alves e um representante do Ministério das Cidades. A tratativa será para a liberação de verbas do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR).

Crespo estará acompanhado dos secretários municipais da Fazenda, Fábio Castro Martins; de Planejamento e Projetos, Luiz Alberto Fioravante e de Relações Institucionais e Metropolitanas, Anselmo Neto. Outra possibilidade avaliada pelo prefeito a fim de atender as exigências do Ministério Público e entregar as moradias é a construção provisória da escola e creche por meio de módulos de concreto e PV, até a construção definitiva desses imóveis.

Na sexta-feira (10), às 10h, os membros da força-tarefa são recebidos pelo secretário estadual de Logística e Transportes, Alberto José Macedo Filho. Eles discutirão a possibilidade de alterar o traçado do contorno de acesso ao Residencial Carandá. Na semana passada o Estado manifestou que não há recursos para isso. Mas a nova proposta do município é que as empresas que estão construindo os empreendimentos assumam o novo traçado, inclusive com vias marginais, que visam melhorar o fluxo no trânsito, tanto para os moradores como para os demais usuários daquela rodovia. A reunião é para conhecer a viabilidade e saber o quanto custará.

Participarão da reunião na Secretaria de Estado de Logística e Transportes, os secretários municipais, de Planejamento e Projetos, Luiz Alberto Fioravante; de Habitação e Regularização Fundiária, Maurício Augusto Coimbra Campanati; de Mobilidade e Acessibilidade, Wilson Unterkircher Filho, o engenheiro da Prefeitura, Fumio Korokawa, representantes do Departamento de Estradas e Rodagem (DER) e técnicos da Secretaria de Logística e Transportes.

Reunião na Prefeitura

Na tarde da terça-feira (7) houve uma reunião entre os membros da força-tarefa da Prefeitura, representantes do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal e das empresas responsáveis pela construção do Residencial Carandá, cuja instituição financeira é o Banco do Brasil, e o Altos do Ipanema, de responsabilidade da Caixa Econômica Federal.

No encontro as partes trataram sobre as pendências e a possibilidade as empresas assumirem os custos com o novo traçado da rotatória. “O objetivo da reunião foi como resolver todos os problemas que há”, declarou o secretário municipal de Comunicação e Eventos, Eloy de Oliveira.

Participaram da reunião na Prefeitura o representante da construtora responsável pela construção do Residencial Carandá, Gerson Barros; da responsável pelo Altos do Ipanema, Ronaldo Cury; da coordenadora da Gerência Executiva de Habitação de Sorocaba da Caixa Econômica Federal (CEF), Sandra Regina de Barros; do gerente Regional da Superintendência Regional de Sorocaba da CEF, Edson Previato; o gerente de Relacionamento do Banco do Brasil, Vagner Carrilho Fidencio; a vice-prefeita Jaqueline Coutinho, o secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Maurício Augusto Coimbra Campanati; o secretário de Planejamento e Projetos, Luiz Alberto Fioravante; a secretária de Educação, Marta Regina Cassar e o secretário de Comunicação e Eventos, Eloy de Oliveira.