Para agilizar o serviço de roçagem em praças, canteiros de avenidas, vias e espaços próprios municipais, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Parques e Jardins está executando um plano de ação de enfrentamento, através de cronograma estratégico que prioriza os pontos que estão em situação mais crítica na cidade. A medida conta com o aumento de equipes e maquinários para o trabalho.
“Manter a cidade limpa com certeza contribui com o auto-estima da população, e essa é a preocupação do prefeito Crespo”, opina o secretário de Meio Ambiente, Jessé Loures. “Lamentavelmente os relatórios mostram que pegamos uma cidade com mais de 300 pontos em situação crítica e de completo abandono. A população tem razão em reclamar”, completou o secretário.
Além da roçagem, as equipes estão realizando a limpeza, despraguejamento e ações de paisagismo em praças, parques, vias, ciclovias, áreas de lazer, escolas, unidades de saúde e terrenos públicos.
No início da gestão do prefeito Crespo, segundo informou Loures, a Secretaria contava com apenas seis equipes de roçagem. Hoje já são 14 equipes. A secretaria também passou a ter cinco tratores (antes era apenas um). Já a equipe de roçagem de Parques subiu de uma para cinco; a poda e supressão de árvores contava com duas equipes e agora são cinco; a jardinagem conta agora com quatro equipes (antes era apenas uma) e a equipe de capinação, que trabalhava com três equipes, hoje conta com 13. Todas essas atividades contabilizam quase 250 funcionários trabalhando para manter a cidade limpa.