Seplan e Sema reúnem lideranças para debater o programa “Adote uma Praça”

Por: Viviane Gonçalves

Parceria deve promover, além da conservação, um espaço de convívio da comunidade.

Com intuito de promover, explicar e receber sugestões para o programa “Adote uma Praça”,  os secretários, Mirian Zacarelli- Planejamento e Projetos (Seplan) e  Jessé Loures – Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), se reuniram com lideranças e representantes de entidades, na AEAS – Associação dos Engenheiros e Arquitetos, nesta terça-feira (31).

O programa coordenado pela Sema é uma iniciativa do Poder Público Municipal, no qual é permitido que indústrias, estabelecimentos comerciais, igrejas, condomínios e outras organizações da sociedade civil, além de pessoas físicas, contribuam para a manter as 390 praças existentes em Sorocaba, incluindo os canteiros centrais, áreas verdes e sistemas de lazer, para estarem em perfeitas condições de uso da população.

Durante a reunião, Mirian falou sobre a proximidade com as lideranças. “Nosso objetivo, enquanto Prefeitura, é aproximar e envolver profissionais em projetos que visem uma cidade cada vez melhor para viver. Essa reunião de hoje é para explicar nosso projeto e ouvir sugestões de todos que aqui estão e que podem contribuir para um programa ainda maior”, contou a representante da Seplan.

O programa foi criado em 1996, no ano passado o prefeito José Crespo estabeleceu regras para formalização do projeto, por meio do decreto municipal nº 22.925, de 18 de julho de 2017, e em junho deste ano foi publicado um Edital de Chamamento Público Nº 002/2018 para a manifestação de interesse em aderir ao programa.

“Eu tenho uma equipe especifica para cuidar deste programa em nossa secretaria e nosso objetivo é realizar todo o procedimento de forma legal, a fim de promover esta parceria entre Poder Público e Privado como forma de dividir nossas responsabilidades, para que possamos evitar o vandalismo”, explicou Jessé Loures.

O espaço aberto aos participantes da reunião é resultado da primeira ação de uma lista de propostas apresentadas pela AEAS, em uma reunião realizada com a Secretaria de Planejamento e Projetos e teve participação efetiva dos profissionais. A principal sugestão veio do engenheiro Rubens Augusto Romano, para que o projeto envolva também estudantes da área de engenharia. “Sorocaba conta com aproximadamente 17 mil estudantes nesta área, acredito que devemos envolver esta mão de obra qualificada para que além do espaço ser arborizado, se torne um espaço de convívio para a comunidade”, sugeriu ele.

Uma das integrantes da equipe da Secretaria do Meio Ambiente, que também participava do encontro, explicou que o edital de chamamento permite este tipo de ação. “Além da arborização, esta parceria vai trazer mais vida aos bairros e contribuir muito com nosso município”, relatou Carolina Barisson, chefe de Divisão da Sema.

Outras informações sobre os detalhes de como serão realizadas estas parcerias, podem ser obtidas no site da Sema: http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/adoteumapraca.

Também participaram da reunião os engenheiros Luiz da Francisco da Silva que também é ex-prefeito de Sorocaba, Pedro Luís Garcia, que também é Observador Municipal, e o presidente da AEAS – José Carlos Carneiro, além de representantes do Rotary, Adesg, Corpo de Bombeiros, Seichi no ie e Lions.

Tags:, , ,