O prefeito Antonio Carlos Pannunzio oficializa na próxima quinta-feira, dia 17, a entrega de novas viaturas à Guarda Civil Municipal (GCM). Em solenidade marcada para às 11h, na Praça Coronel Fernando Prestes, a corporação receberá vinte novos veículos da marca Toyota, modelo Etios, totalmente equipados de acordo com suas necessidades.
De acordo com o Secretário de Governo e Segurança Comunitária (SEG), João Leandro da Costa Filho, a renovação da frota atende a um antigo pedido da GCM e contribuirá para melhoria da proteção à população sorocabana. “O prefeito Pannunzio determinou que fosse dada uma atenção especial aos equipamentos da GCM, que é considerada uma das melhores do País”, disse.
A renovação teve início com a chegada, no começo deste ano, dos equipamentos provenientes de convênio celebrado entre a Prefeitura e a Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), por meio do Programa “Crack, é Possível Vencer”. A Guarda Civil Municipal, além de um curso de capacitação e aperfeiçoamento de todo o seu efetivo, foi contemplada com dois ônibus equipados com vídeomonitoramento, quatro viaturas, quatro motocicletas, cem pistolas de condutividade elétrica e duzentos espargidores de gás pimenta. Em maio, houve a incorporação de três viaturas modelo Toyota Hillux para o trabalho da Ronda Municipal (ROMU). Com isso, houve uma renovação em mais de 50% da frota.
Segundo o comandante da GCM, Benedito da Silva Zanin, os novos veículos serão equipados com GPS, para que possa haver o registro dos horários dos serviços prestados, com data, hora, local de chegada e também de partida. Além disso, o equipamento deve mostrar o tempo estimado de viagens, controle de paradas, percursos e distâncias realizadas pelos veículos diariamente.
Serão contempladas com o reforço dos novos veículos as modalidades de policiamento da Patrulha Bike, Patrulha Escolar, Patrulha Comunitária, Patrulha Ambiental e Patrulha Trânsito. “Tal investimento é necessário e de grande importância para o ofício de proteção comunitária da população exercida diariamente pelos nossos agentes da Guarda Civil de Sorocaba”, contou Zanin.
Colaborou: GCM Liuti – Relações Comunitárias