Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/prefeitura-recupera-vias-de-terra-no-iporanga-2-e-estrada-dos-antunes/
Acessado em: 30/11/2025 - 06h39

Prefeitura recupera vias de terra no Iporanga 2 e Estrada dos Antunes

Por: claudio rostellato – crostellato@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Assis Cavalcante

Desde a última segunda-feira (27), equipe da Secretaria de Serviços Públicos (Serp) trabalha na manutenção, recuperação e melhoria das vias sem pavimentação que cortam os bairros Iporanga 2 e Estrada dos Antunes. Além de funcionários, a força tarefa conta com equipamentos (motoniveladora, retroescavadeira, rolo compactador e caminhões basculantes) trabalhando diariamente.

Conforme a programação, na sequência, as equipes de manutenção da Serp se deslocam em sentido ao bairro de Aparecidinha, onde as vias de terra também foram muito afetadas pelas chuvas do início de junho. O trabalho consiste também na compactação do piso, para maior durabilidade do serviço.

Aparecidinha

Na próxima semana, os trabalhos serão intensificados na recuperação e melhoria da estrada que liga Aparecidinha à Av. 3 de Março, no Alto da Boa Vista, visando à115ª edição da tradicional romaria de Aparecidinha. Realizada sempre no segundo domingo do mês de julho, a previsão é de que 50 mil pessoas participem da celebração religiosa.

Na ocasião, a imagem de Nossa Senhora Aparecida sairá da Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Ponte, com destino ao Santuário de Aparecidinha, onde permanecerá até 1º de janeiro de 2017. Aqui, além do trabalho de recuperação da pista, serão realizados serviços de roçagem e limpeza das margens do trecho de aproximadamente oito quilômetros.

300 km

A manutenção das vias de terra é uma corrida contra o tempo, porque o serviço precisa ser bem feito, sem chuva forte, do contrário o trabalho é perdido, esclarece a Serp. Sorocaba conta com aproximadamente 300 quilômetros de ruas e estradas vicinais sem pavimento. A previsão é a de que todas as vias de terra que precisam de manutenção/recuperação sejam atendidas em até 45 dias, caso não ocorram contratempos, como chuvas fortes.

O critério para a ordem das vias que recebem os serviços de manutenção ou recuperação, num primeiro momento, leva em conta o estado de conservação. Num segundo momento, priorizam-se as vias de terra em que passam os ônibus do transporte coletivo, tais como Bom Jesus, Aparecidinha, Genebra/Inhaíba, Mato Dentro, Campininha e Bairro dos Carvalhos, entre outras.