Prefeitura recolhe mais de 700 toneladas de materiais inservíveis
Por: claudio rostellato – crostellato@sorocaba.sp.gov.br
A operação cata-treco, desenvolvida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Serp), atingiu nesta terça-feira (8) a marca de 706 toneladas de materiais recolhidos das residências sorocabanas. Em sua vigésima semana consecutiva, a ação iniciada em outubro já percorreu ruas e avenidas de 134 bairros de todas as regiões da cidade.
Os materiais – móveis velhos, colchões, objetos plásticos, metais, madeira, móveis velhos, sucata de produtos eletroeletrônicos, entre outros –, eram guardados por moradores, boa parte, nos quintais das casas, incorrendo em grande risco de se tornarem criadouros do Aedes aegypti, transmissor da dengue e das febres zika e chikungunya. Todo esse material foi transportado para o Aterro de Inertes, demandando mais de 250 viagens dos caminhões envolvidos na operação.
Por onde passam, os caminhões do cata-treco recolhem pneus, móveis, eletroeletrônicos queimados ou corroídos, utensílios domésticos em desuso, colchões, geladeiras, embalagens de vidro, metal, papel e de plástico. Vale destacar que neste trabalho não são recolhidos lixo doméstico, entulho (resíduos de construção) e resíduos de capina e poda (folhas, galhos e mato em geral).
Para fazer o descarte correto desse material, normalmente armazenado nos quintais de suas casas, o cidadão é obrigado a contratar o serviço de uma empresa de caçambas, o que gera custo. Daí o fato de a população aproveitar o cata-treco para se livrar de materiais inservíveis sem precisar pagar qualquer valor por isso.
Nesta quarta-feira (9), a operação percorre as ruas das Vilas Palmeiras, Campos, Pedro Ribeiro e Vila Gagliardi. No dia seguinte será a vez dos Jardins Marco Antônio, Leandro, Sorocabano e Vila Nova e, fechando a programação da semana, na sexta-feira (11), Vila Juliana e Vila Adélia. Os caminhões iniciam os trabalhos a partir das 9h e os materiais devem ser deixados nas calçadas das residências antes desse horário.
Tags:Cata-treco, servicospublicos
