A Coordenadoria de Igualdade Racial da Secretaria de Assistência e Igualdade Social (SIAS) da Prefeitura de Sorocaba realizará o II Encontro da Comunidade Haitiana de Sorocaba. O evento será no sábado (22) a partir das 14h no auditório da SIAS na rua Santa Cruz, 116 – Centro de Sorocaba.
A Coordenadoria está mapeando todos os haitianos residentes em Sorocaba e avaliando as principais demandas desta população para a implementação de ações emergenciais de assistência ou para a elaboração de políticas públicas. O primeiro encontro, ocorrido em 23 de junho identificou a presença de quase três mil pessoas vindas do Haiti e que residem hoje em diversas regiões da cidade, em especial o Éden, Iporanga, Barcelona, Colorau e João Romão, Jardim dos Estados e Refúgio. O número elevado foi apontado pelas lideranças desta comunidade e confirmados pela presença em massa de participantes na primeira reunião do grupo com a Secretaria de Igualdade.
Após o primeiro evento a equipe da Coordenadoria de Igualdade Racial já realizou reuniões com a Polícia Federal e com representantes do poder público para a regularização da documentação dos imigrantes para que possam ter acesso a programas sociais federais. O cadastramento no Posto de Atendimento ao Trabalhador, cursos de qualificação, acesso a educação e saúde também temas da primeira reunião, terão nova exposição no evento de sábado, já com algumas definições e progressos.
Responsável por desenvolver o projeto de atenção à comunidade haitiana em Sorocaba, ação pioneira no Brasil, o Coordenador de Igualdade Racial, Maurício Barisson, destaca os avanços do programa. “O primeiro passo está sendo identificar essas pessoas, onde moram e o que fazem, assim estamos buscando meios de auxiliá-los e já chegamos a resultados positivos para a regularização da sua documentação e o cadastramento em programas sociais. O poder público não pode ignorar a presença e as necessidades dessas pessoas”, destaca Barisson.