Evento vai ocorrer na Praça Coronel Fernando Prestes, na próxima segunda-feira
Na segunda-feira (dia 21), das 9h30 às 16h, data em que se comemora do Dia da Árvore, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), realizará a doação de 800 mudas de árvores nativas e frutíferas na Praça Coronel Fernando Prestes, no Centro. A população ainda poderá conferir a exposição “Refúgios da Biodiversidade”.
As atividades de Educação Ambiental fazem parte da programação comemorativa do Dia da Árvore e visam utilizar praças, parques e outras áreas públicas para sensibilizar a população sobre a importância da conservação e recuperação da biodiversidade da cidade, bem como incentivar a arborização urbana do município.
As mudas disponíveis para doação serão de espécies nativas e frutíferas próprias para o plantio em calçadas e em quintais. O objetivo dessa ação é contribuir para a promoção do aumento do número de árvores plantadas no município, conforme o Plano de Arborização Urbana de Sorocaba, e sensibilizar as pessoas sobre a proteção e recuperação das áreas verdes do município. Entre as espécies, terão exemplares de ipê-roxo, amora, aroeira-salsa e goiaba.
Exposição
Já a exposição vai destacar as ações relativas ao Projeto “Refúgios da Biodiversidade”, que integra o Programa “Sorocaba Cidade da Biodiversidade”. As pessoas vão poder conferir as várias espécies de animais encontradas próximas ao rio Sorocaba e aos corpos d’água, indicando os efeitos positivos desta iniciativa para a ampliação e manutenção das áreas verdes no município.
No local, as pessoas poderão conferir animais taxidermizados (empalhados), como o jacaré-do-papo-amarelo que vivia nas águas do rio e foi morto por um morador de rua, em março de 2012, ao ser atingido por uma barra ferro no crânio. O réptil, um macho adulto de 1,72 metro de comprimento, foi taxidermizado e hoje é utilizado em ações de educação ambiental da administração. Além disso, a população poderá conhecer o ratão-do-banhado, cotia, gambá, garça, socó, lontra, irerê, urubu, colhereiro e martim-pescador.