Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/prefeitura-realiza-abertura-oficial-do-novembro-azul/
Acessado em: 30/11/2025 - 17h59

Prefeitura realiza abertura oficial do Novembro Azul

Por: Marcelo de Almeida Júnior - marcalmeida@sorocaba.sp.gov.br

Com o objetivo de reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), realizou, nesta terça-feira (5), a abertura oficial da Campanha Novembro Azul. A cerimônia ocorreu no saguão do Paço Municipal e contou com a presença da prefeita Jaqueline Coutinho, além de secretários municipais e servidores.

Antes dos discursos, a fanfarra da Escola Municipal “Achilles de Almeida” chamou a atenção dos participantes com a execução de diversas músicas e coreografias. Na ocasião, a prefeita Jaqueline anunciou o mutirão do Novembro Azul que realizará quase mil atendimentos na Policlínica nos dois últimos sábados do mês, dias 23 e 30.

Para a prefeita, as mulheres devem incentivar os homens a realizar o exame de prevenção. “Seja esposa, irmã ou filha, nós mulheres precisamos encorajar os homens a se preocuparem com esse tema e esquecer o preconceito”, ressaltou.

O médico urologista e servidor da Prefeitura de Sorocaba, Leonardo Messina, alertou que não existe “prevenção”, mas sim a detecção precoce. “Apesar de mantermos hábitos saudáveis, estamos sujeitos a ter a doença. É de extrema importância a combinação dos exames de toque e de sangue, o chamado PSA, Antígeno Prostático Específico. Com esses dois procedimentos realizados, o médico responsável terá as informações essenciais para o diagnóstico”, explicou.

O secretário da Saúde, Ademir Watanabe, ressaltou os serviços realizados em prol da saúde do homem. “Em 2019, realizamos 13 mil consultas urológicas, por meio da Policlínica e Ônibus Azul. Também foram realizadas 600 cirurgias de vasectomia e 400 biópsias de próstata”, contou.

Com muita emoção, o servidor da Secretaria de Esportes e Lazer (Semes), Silmar Abdala, contou aos presentes sua trajetória para vencer o câncer de próstata. Hoje, curado, Silmar comentou que sempre foi uma pessoa com hábitos saudáveis. “Eu sou esportista, nem sequer consumia álcool. Pensava que nunca passaria por uma situação dessa. Recebi a notícia do diagnóstico no dia do meu aniversário e, a partir dali, foi um caminho difícil, mas consegui vencer”, disse. O servidor também falou que o preconceito precisa ser deixado de lado. “Tenho muitos amigos com mais de 50 anos e que nunca fizeram o exame por conta de preconceito. É preciso que mudemos essa cultura e incentivemos os homens cuidarem-se”, testemunhou.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Em valores absolutos, e considerando ambos os sexos, é o segundo tipo mais comum. Para o Brasil, estimam-se 68.220 casos novos de câncer de próstata em 2019. Esses valores correspondem a um risco estimado de 66,12 casos novos a cada 100 mil homens.