A Prefeitura de Sorocaba está realizando, desde a manhã desta terça-feira (dia 27), mais uma etapa de cirurgias do 1º Mutirão de Castração de Cães e Gatos da Zona Leste do município, nesta etapa mais especificamente no bairro de Aparecidinha. Foram agendadas 492 cirurgias, cujos procedimentos vão ocorrer até quinta-feira (dia 29) na praça em frente à UBS Aparecidinha, localizada na rua Joaquim Machado, 620.
Promovida pelas Secretarias do Meio Ambiente (Sema) e da Saúde (SES), a iniciativa tem o objetivo de reduzir a população de animais abandonados e prevenir zoonoses, além de promover a melhoria da qualidade de vida dos animais domésticos. Serão castrados animais de pequeno, médio e grande porte com pelo menos seis meses de vida. Além de serem castrados gratuitamente, os animais receberão microchips de identificação.
De acordo com a Sema, nos seis primeiros meses de mutirão – de abril a setembro deste ano – já foram castrados 3.715 cães e gatos. A previsão é atender 6.500 animais até o encerramento do contrato.
A castração, além de ser o método mais garantido para o controle populacional de animais domésticos, também diminui a probabilidade de doenças como tumores de mama e próstata, além de doenças infectocontagiosas.
A identificação por microchip permite a responsabilização e a possibilidade de devolução de animais perdidos ou abandonados, contribuindo para o bem-estar do próprio animal e da população. Outro benefício é a diminuição do risco de transmissão de zoonoses e agravos de saúde do bicho. Além disso, o microchip vai possibilitar a formação de um banco de dados para, futuramente, nortear as políticas públicas ligadas ao bem-estar animal em Sorocaba.
Mais informações pelo telefone 156 ou na Casa do Cidadão da Nogueira Padilha, localizada na Avenida Coronel Nogueira Padilha, 1.460, na Vila Hortência.
Orientações para a castração
Para a realização das cirurgias, os moradores devem levar seus animais ao local no horário estabelecido no dia da inscrição.
Os munícipes também devem tomar alguns cuidados com os cães e gatos. Entre eles, o animal deverá ficar em jejum completo (água e comida) num período de seis horas antes da castração. Os animais também devem estar com a vacina em dia, tanto a antirrábica como a ‘V8’.
Os cães devem ser levados ao mutirão com coleira e guia. Caso o animal seja bravo, levar também a focinheira. Os gatos devem ser levados em caixas de transporte, com segurança.
Outra recomendação é que, em caso de mais de um animal para a castração, o munícipe deve ir acompanhado. Por último, o dono do bicho de estimação também deve providenciar proteção para vestir o animal após a realização da castração, como roupa pós-cirúrgica ou o colar elizabetano.