A Prefeitura de Sorocaba, por meio do Núcleo de Educação Permanente da Secretaria de Saúde (SES), realizou na última sexta-feira (29) uma capacitação sobre dores crônicas e reumatológicas para 31 profissionais da área, sendo médicos clínicos e generalistas das Unidades Básica de Saúde (UBSs). O evento aconteceu no auditório da Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”, no Alto da Boa Vista, das 7h30 às 11h30. O intuito foi atualizar e sensibilizar os profissionais de saúde, reforçando os cuidados e as características da doença, visando principalmente a importância do diagnóstico precoce para proporcionar melhor qualidade de vida aos pacientes.
“O objetivo principal foi de qualificar os médicos que atuam na Atenção Básica diante de demandas de saúde, cada vez mais expressivas devido ao avanço de envelhecimento da população, que tornam mais prevalentes às doenças crônicas. Diante disso, é necessário que todos os médicos que fazem este atendimento primário, consigam identificar precocemente quais são os pacientes que tem estas dores, para que juntos possam traçar cuidados cujo controle ofereça melhor qualidade de vida”, explica Fernanda Vieira, articuladora do Núcleo de Educação Permanente da SES.
O professor e reumatologista, José Eduardo Martinez, frisa a importância em falar sobre reumatologia, pois a população não sabe muito bem sobre a doença e alguns médicos ainda não tem um amplo conhecimento sobre o assunto. “Capacitações assim ajudam e muito, principalmente os médicos porque esclarece algumas dúvidas e colabora com a assistência e acompanhamento de cada paciente. Nosso objetivo é melhorar cada vez mais o andamento dos serviços de saúde, visando sempre o bem-estar dos pacientes”, comenta.
Além disso, este treinamento teve o objetivo de fazer com que os profissionais tenham mais facilidade de identificar e encaminhar os pacientes para especialistas, principalmente os pacientes com casos de reumatismo. Pois neste caso, a demora na intervenção pode gerar complicações, como as deformidades, limitando o paciente em suas rotinas e em seu autocuidado.
Muito mais por Sorocaba!