Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/prefeitura-presta-homenagem-as-mulheres/
Acessado em: 30/11/2025 - 04h12

Prefeitura presta homenagem às mulheres

Por: Laura Vieira - lauravieira@sorocaba.sp.gov.br

Vídeo produzido com servidoras municipais quer valorizar e cumprimentar pelo Dia Internacional.

No dia 08 de março é comemorado o “Dia Internacional da Mulher”, em Sorocaba elas serão homenageadas pela Prefeitura Municipal num vídeo que conta um pouco sobre a rotina de trabalho e o que pensam cinco servidoras municipais. A reportagem foi produzida pelos profissionais do Serviço de Comunicação (Secom), vinculado do Gabinete do Poder Executivo (GPE).

As mulheres estão presentes em todos os setores da Prefeitura de Sorocaba e contribuem para o funcionamento de serviços das mais variadas naturezas: são agentes de trânsito, Guardas Municipais (GCMs), outras atuam no zoológico municipal e há também as mulheres que trabalham no cemitério, como coveiras. Para a secretária, Ivana Back, as servidoras são motivo de muito orgulho para o Executivo, pois executam suas funções com dedicação e comprometimento. “Elas são a prova viva de que não existe sexo frágil, que profissionais devem ser valorizados pela sua capacidade, sejam de qual gênero forem. Nossas servidoras encaram funções iguais as dos homens e sem perder o charme”, comentou.

Para participar da gravação foram escolhidas mulheres com idades variadas e com rotinas de trabalho completamente diferente entre elas: Getúlia Gonçalves de Abreu, a Dona Gê tem 69 anos e é agente de saúde rural no bairro Ana Paula Eleotério (Habiteto); Luana Longon Roca é bióloga especializada em aves e trabalha no Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”; Josiani Antunes Pires está há 20 anos na Guarda Civil Municipal (GCM); Silmara de Camargo, é agente cemiterial (coveira) no Cemitério da Consolação e a jovem agente de trânsito , Grazielle da Silva, que tem apenas 22 anos, ajuda a organizar o tráfego de veículos de Sorocaba e cuida também da central de monitoramento por câmeras.

Além de falar sobre o trabalho, as personagens comentaram sobre desafios de atuar fora de casa e ainda cuidar da família e dos filhos. Luana por exemplo, tem um bebê de oito meses e disse que é um desafio conciliar a rotina de casa com a do zoológico, mas ela faz tudo com muito prazer. Para ela as mulheres precisam de reconhecimento. “Ainda hoje encontramos casos em que as mulheres não são respeitadas como os homens, por isso, o meu desejo para as mulheres é um só: igualdade!”

Dona Gê, como é conhecida a agente de saúde, esbanja disposição. Caminha o bairro todo a pé, visitando sítios e casas, levando folhetos orientando sobre cuidados com a saúde. No vídeo ela fala da versatilidade da mulher que, mesmo cansada, não pode descuidar da família. “Eu chego em casa e vou preparar bolinho de chuva para os meus netos”, contou.

Silmara enfrentou muitos preconceitos por conta da profissão de coveira. Mas, ela não se importa e garante que trabalhar no cemitério não é problema. Ela faz serviços pesados como cimentar lápides, mas não descuida do visual, está sempre maquiada, usando acessórios. “Nós mulheres temos que sempre ir à luta, sem ligar para aquilo que os outros dizem, sem perder nossa feminilidade”, disse animada.

Para conhecer a história dessas e outras mulheres você pode conferir o vídeo, a partir desta terça-feira (1), nas redes sociais da Prefeitura Municipal de Sorocaba e na Agência Sorocaba de Notícias.

A data

No Dia 8 de março de 1857 operárias de uma fábrica de tecidos, situada em Nova Iorque, fizeram uma grande greve e ocuparam o local para reivindicar melhores condições de trabalho. A manifestação foi reprimida com violência e 130 tecelãs morrem carbonizadas por conta de um incêndio provocado como forma de repressão.

Em 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o “Dia Internacional da Mulher”. Em 1975 a Organização das Nações Unidas (ONU) reconheceu oficialmente a data.

Foto: Bruno Corrá Foto: Bruno Corrá Foto: Bruno Corrá Foto: Bruno Corrá Foto: Bruno Corrá