Prefeitura prepara leilão de veículos velhos e equipamentos
Por: Eduardo Santinon – esantinon@sorocaba.sp.gov.br
Secretaria de Administração faz chamamento para definir leiloeiro e a previsão é que os bens sejam colocados à venda já em outubro
A Secretaria de Administração (Sead) da Prefeitura de Sorocaba prepara a realização de leilão online para venda de veículos, máquinas, sucatas e bens inservíveis à Administração Municipal. O leilão está previsto para ocorrer em outubro e, para isso, a Sead publicou nesta semana um Edital de Chamamento (nº 39/2015 – CPL 947/2015) para arregimentar leiloeiros interessados em participar do procedimento.
“A estimativa é que ao menos 125 veículos, que estão parados por não terem condições de uso, sejam leiloados. A maioria é de modelo Gol, mas terá também Kombi e Sprinter”, adianta o diretor da Área de Administração e Serviço da Sead, Carlos Carvalho. Também serão colocados à venda maquinários e equipamentos inservíveis em bom estado, mas que não estão sendo utilizados pela Prefeitura, complementa.
Caberá ao leiloeiro fazer o inventário completo e levantamento detalhado dos bens, com laudos e avaliações se necessário. A partir da conclusão desse serviço haverá a definição dos lotes a serem ofertados. “Há a possibilidade de que mais veículos e bens façam parte da lista”, revela Carvalho. O edital especifica que o leiloeiro deve realizar leilões de quaisquer tipos de materiais que a Administração necessite se desfazer.
Conforme a Sead, há previsão é que mais leilões sejam realizados posteriormente. “Num segundo momento seriam colocados à venda, inclusive, veículos ainda em condições de uso, mas que já não servem às necessidades da Prefeitura, seja porque estão muito rodados ou depreciados”, aponta Carvalho. Ele explica que a medida leva em conta a necessidade de renovação da frota, visto que a Administração tem optado também pela locação de veículos, medida economicamente mais viável diante da necessidade constante de manutenção da frota.
A partir da homologação do leiloeiro, seu cadastro terá vigência de 24 meses, podendo ser prorrogado a critério da Administração Municipal. Para formalizar a participação na concorrência, os leiloeiros interessados devem comparecer ao Paço Municipal, na Av. Engº Carlos Reinaldo Mendes, 3.041, no protocolo de recebimento da Área de Licitação e Compras, 1º andar, até 25 de setembro, das 8h às 17h, para entrega dos envelopes.
O vencedor do processo também estará obrigado a assessorar a Prefeitura na confecção de publicações, editais e comunicados quanto ao leilão, bem como nos trâmites legais e de divulgação do evento na mídia. Terá, ainda, que disponibilizar funcionários para a execução dos serviços e repassar os valores à Administração Municipal em até dez dias após a finalização do leilão. A Prefeitura designará um fiscal para acompanhar os serviços após o chamamento do leiloeiro.
A taxa de comissão a ser paga aos leiloeiros será de 5% sobre o valor dos bens arrematados. O edital completo para credenciamento de leiloeiros está disponível pelo link http://servicos.sorocaba.sp.gov.br/licitacao/publicacao/#?filter_fields=codigoProcesso%25947
Tags:Administração, Governo
