Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/prefeitura-premiou-vencedores-do-premio-de-literatura/
Acessado em: 30/11/2025 - 10h06

Prefeitura premiou vencedores do Prêmio de Literatura

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Emerson Ferraz - eferraz@sorocaba.sp.gov.br

A Prefeitura de Sorocaba realizou na tarde desta segunda-feira (dia 19) a premiação do Prêmio Anual Sorocaba de Literatura 2016, na Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”. Os cinco vencedores receberam um cheque simbólico no valor de R$ 5 mil, além de um certificado de participação, este último entregue a todos os autores classificados.

Instituído pela Lei Municipal nº 11.182, de 24 de Setembro de 2015, o Prêmio Anual Sorocaba de Literatura visa valorizar e divulgar a produção literária local e, ainda, promover o incentivo à leitura e o contato da população com autores sorocabanos.

Os livros vencedores foram: “Atum, o Gato Grato” (Infantil), de Thaís Laham Morello; “A quem se fizer estrela” (poesia), de Marcelo Adifa; “Dez contos… e alguma coisa a mais” (Contos), de Ed Mulato; “Sobre Mocinhos e Bandidos” (Contos), de Fábio Diaz Mendes; e “O Negro em Porto Feliz: Memória afro-brasileira numa cidade do Médio Tietê” (Biografia), de Carlos Carvalho Cavalheiro. Também foram pré-selecionados ao prêmio os livros: “Salinger” (Não-Ficção), de Caio Henrique Solla; e “A madame que colecionava jovens” (Juvenil), de Mila Olivier.

Os livros inscritos foram selecionados por uma Comissão Julgadora composta por três avaliadores peritos com formação e experiência na área, inscritos no Edital de Credenciamento Permanente nº 04/2016.

A escritora Thaís Laham Morello, autora do livro infantil “Atum, o Gato Grato”, participou da premiação e estava muito feliz com a conquista. “Estou muito realizada, escrever um livro infantil era um sonho. Este prêmio é um ótimo incentivo para as pessoas que desejam escrever”, destacou.

O livro conta a história de Atum, o gato com nome de peixe que já fez um pouco de tudo em suas longas sete vidas e que não se esquece de agradecer por isso. A inspiração foi o seu próprio gato, também chamado Atum. “Fui observando ele, anotando tudo o que fazia, lapidei e daí surgiu o livro. Um sonho que se tornou realidade”, contou. O segundo livro com o personagem já está pronto, finalizando apenas o processo de ilustração. “Se tudo der certo até o início do ano que vem o livro será lançado”, adiantou.

Além de poder adquirir o livro em livrarias e pela internet, “Atum, o Gato Grato” e os demais livros classificados do prêmio também pode ser emprestados para leitura na própria Biblioteca Municipal, localizada na Rua Ministro Coqueijo Costa, 180, no Alto da Boa Vista. Informações pelo telefone (15) 3228.1955.