Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/prefeitura-premia-melhores-trabalhos-de-artes-visuais-em-2016/
Acessado em: 30/11/2025 - 14h34

Prefeitura premia melhores trabalhos de artes visuais em 2016

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Emerson Ferraz - eferraz@sorocaba.sp.gov.br

Exposição com as 10 obras classificadas pode ser conferida gratuitamente na Galeria Scarpa até o dia 2 de setembro

Em cerimônia realizada na Galeria Scarpa, a Prefeitura de Sorocaba premiou nesta sexta-feira (dia 5) os cinco vencedores do Prêmio “Prof. Flávio Gagliardi” de Artes Visuais 2016. As obras premiadas foram: “Quase Ostracismo I” (pintura), de Silvana Sarti; “Me escreva, pai” (fotografia), de Camila Fontenele de Miranda; “A Negra” (pintura), de Discórdia; “Tronco sobre fundo azul” (desenho), de Maria Radicce; “Retrato de Família” (pintura), de Will Ferreira. Cada artista recebeu um prêmio de R$ 5 mil, além de certificado.

Realizado e organizado pela da Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com a Associação de Educação Cultura e Arte de Sorocaba (Aeca), o prêmio visa estimular e difundir a produção dos artistas visuais, além de reunir, fomentar e promover o intercâmbio entre os artistas, propiciando a reflexão e o aprendizado.

O jovem Pedro Caboatan, 24 anos, mais conhecido no meio artístico como Discórdia, estava feliz com a premiação. “Não imaginava que ganharia este prêmio. Pra mim só de ser escolhido numa pré-seleção entre 27 artistas já foi uma honra, pois sou um artista novo ainda na cidade. Isso mostra que todo mundo tem espaço, tanto os novos como os mais velhos”, destaca.

Profissional na área desde 2006, ele é formado em Design Gráfico e mora em Brigadeiro Tobias, e há pouco tempo se dedica à pintura. Sua carreira começou com a arte urbana, mais especificamente o grafite. Sua obra “A Negra” é uma colagem de tampas de garrafa de refrigerante e pintura em spray sobre madeira. “A ideia desta obra é mostrar a beleza natural tanto do ser humano como da natureza e levar um pouco esta questão artística contemporânea de usar itens reciclados nas obras, que é bem interessante”, explica o artista.

Processo de escolha

Os vencedores foram escolhidos por uma Comissão Julgadora composta por três avaliadores de reconhecida competência nas Artes Visuais e devidamente inscritos no Edital de Credenciamento Permanente nº 04 – Secult. São elas: Alita Mariah, Alessandra Costa e Sabrina Tenguan.

Dos 27 trabalhos inscritos por artistas visuais residentes há pelo menos dois anos em Sorocaba, foram pré-selecionados 10 trabalhos nas categorias fotografia, pintura, gravura, desenho, videoarte, performance, instalação, objeto e escultura. As obras foram escolhidas por meio de fotos e imagens enviadas pelos artistas.

Na sequência, a Comissão Julgadora escolheu os cinco melhores trabalhos, mediante exame das obras originais. Os critérios para premiação foram: currículo (1 ponto); portfólio (2 pontos); proposta da obra, incluindo suas características estéticas e a solução técnica (3 pontos), relação da obra às questões da contemporaneidade (2,5 pontos) e proposta de contrapartidas apresentadas pelo artista (1,5 ponto).

Para Alita Mariah, mestre em Artes Visuais pela Unesp, os trabalhos estavam muito bons: “Todos estavam bastantes contundentes dentro da sua linguagem. Havia obras fortes e outras mais poéticas, mas todas em equilíbrio”. Ela também destacou a diversidade das linguagens de arte contemporânea entre os trabalhos concorrentes. “Esta representatividade das linguagens é muito importante para a cultura da cidade.”

Exposição

Os sorocabanos terão a oportunidade de conferir gratuitamente as obras dos 10 artistas classificados no Prêmio “Prof. Flávio Gagliardi” de Artes Visuais 2016 na Galeria Scarpa. Além das cinco obras vencedoras, a exposição conta com os trabalhos: “Hecatombe” (pintura), de Sanzio Marden; “Antropomídia expandida” (instalação/videoarte), do Núcleo Percurso Audiovisual (NPCA); “Visão impressionista” (fotografia), de Cláudia B. Guimarães; “Ciclo” (pintura), de Michel Japs; e “Espaços Indecisos” (fotografia), de Rafael Pieroni.

A mostra pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, até o dia 2 de setembro, e tem classificação etária de 18 anos. A Galeria Scarpa está localizada na Rua Souza Pereira, 448, no Centro. Mais informações pelo telefone (15) 3212.7280.