Prefeitura oferece serviços para pessoas em situação de rua

Por: Secom Sorocaba

Sob o slogan da campanha “Não dê esmolas, dê oportunidades!”, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Igualdade e Assistência Social (Sias), orienta que o auxílio da população às pessoas em situação de rua deve ser realizado da forma correta, lembrando que os programas sociais oferecidos têm mais eficácia do que as ações imediatas, como a doação de dinheiro.

 “A população em situação de rua se caracteriza por ser um grupo heterogêneo, composto por pessoas com diferentes realidades, mas que têm em comum a condição de pobreza extrema, vínculos interrompidos ou fragilizados e falta de habitação convencional regular, sendo compelidas a utilizar a rua como espaço de moradia e sustento, por caráter temporário ou de forma permanente. Oferecendo simplesmente dinheiro, não promovemos as reflexões necessárias para a construção de um novo projeto de vida e superação da situação de rua por parte dessas pessoas”, destaca o secretário Alexandre Hugo, da Sias.

 De acordo com Fernanda Abrami Monteiro Silva, da Divisão de Gestão Territorial Sul-Leste da Secretaria de Igualdade e Assistência Social, “o trabalho junto a este segmento da população é complexo e demanda ações articuladas entre diferentes políticas públicas, como assistência social, saúde, trabalho e habitação, entre outras. Assim, mais efetivo do que realizar a doação de dinheiro é conhecer e orientar essas pessoas a acessar os serviços existentes, ou mesmo acioná-los quando necessário”.

  Os serviços atualmente oferecidos pela Prefeitura, por meio da Sias e de convênios com entidades especializadas, são os seguintes:

 – Centro Pop dirigido a pessoas que utilizam as ruas como espaço de moradia e sobrevivência. Tem a finalidade de assegurar atendimento e atividades direcionadas para o desenvolvimento de sociabilidades, na perspectiva de fortalecimento de vínculos interpessoais e familiares que possibilitem a construção de novos projetos de vida. Esse serviço especializado é oferecido de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, na avenida Comendador Pereira Inácio, 763, atendendo pelo telefone 3229.6690. Para além do serviço especializado, o Centro Pop é sede para oferta de alimentação noturna, por meio de organizações e movimentos sociais, que ocorre diariamente, inclusive aos finais de semana e feriados, a partir das 19h30.

 Abordagem social: serviço ofertado de forma continuada e programada, com a finalidade de assegurar trabalho social de abordagem e busca ativa, que identifique nos territórios a incidência da situação de rua, dentre outras. Os comunicados ou solicitações deste atendimento para a população em situação de rua podem ser efetuados pelos telefones 99101-4772 e 99832-0581, ou via Central de Atendimento 156.

Acolhimento noturno (SOS e Associação Pode Crer): propõe atendimento, das 20h às 8h, em regime provisório, oferecendo um espaço para que os acolhidos possam fazer a sua higiene pessoal, se alimentar e ter um local para dormir.  Os serviços oferecidos visam possibilitar a construção de novos projetos de vida e consequente superação da situação de rua, quando a pessoa assim desejar. Há ainda parcerias com acolhimentos ofertados por comunidades terapêuticas, a fim de ofertar a possibilidade de superação do uso nocivo de substâncias entorpecentes, para as pessoas em situação de rua que vivenciam essa vulnerabilidade. O SOS atende pelo telefone 3229.0777 e a Associação Pode Crer pelo fone 3327-2210.

 

Tags:, , ,