Prefeitura oferece oportunidade para alunos de engenharia civil ganharem experiência profissional
Por: Viviane Gonçalves
Uma inciativa inédita da Prefeitura de Sorocaba vai contribuir para a formação de futuros engenheiros civis, por meio de uma parceria firmada entre a Secretaria de Conservação, Serviços Públicos e Obras (Serpo) e a Associação de Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba (AEAS). A partir do dia 2 de agosto, 50 alunos do curso de engenharia civil terão a oportunidade de dar início a um estágio na secretaria e ter uma experiência ao lado de profissionais da área.
O projeto é realizado com alunos de cinco faculdades de Sorocaba: Unip (Universidade Paulista de Sorocaba), Uniso (Universidade de Sorocaba), Facens (Faculdade de Engenharia de Sorocaba), Esamc (Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação) e Anhanguera de Sorocaba. Serão 50 vagas no total, sendo 10 estudantes de cada uma das instituições, priorizando os que estiverem cursando o último ano.
Ampliar o conhecimento adquirido em sala de aula é o principal objetivo do programa, que foi idealizado pelo engenheiro e secretário Fábio Pilão. “Esta parceria vai contribuir com o trabalho, que já é desenvolvido pelos profissionais da Serpo, mas muito mais do que isso, vai ajudar na formação de uma parte dos milhares de engenheiros que se formam todo ano e vão encarar o mercado”, contou Pilão.
A vivência profissional vem suprir também uma exigência de carga horária prática, para a conclusão do curso. O estágio terá um total de 300 horas divididas em 50 dias. O processo se repetirá com novas turmas.
A coordenação do projeto ficará sob a responsabilidade de dois funcionários da Serpo: o diretor e engenheiro civil, Henrique Deliberali, e a chefe de Divisão, Barbara Elize Braz. “Nós estamos muito empolgados com o projeto uma vez que ele propicia interação com a comunidade técnica da cidade representada pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos e principalmente porque integra os jovens estudantes de Engenharia da cidade que serão orientados pelos técnicos da secretaria, o dia a dia de um engenheiro podendo ainda, nesta fase acadêmica, ter mais contato com a profissão que decidiram abraçar”, relatou Henrique.
Na prática o trabalho dos alunos será realizado em visitas aos prédios municipais com vistorias e relatórios de inspeção predial para identificar possíveis áreas danificadas. As atividades serão monitoradas por profissionais, além de Henrique, outros 4 engenheiros da Serpo: Mariana Dini, Katine de Oliveira, Edilson de Arruda e Sérgio Rocha.
O estágio não será remunerado e os alunos foram selecionados pelas próprias instituições de ensino. Nesta quinta-feira (2), as 10h, os estudantes selecionados passarão por uma capacitação com os profissionais da Serpo, na sede das Associação dos Engenheiros e Arquitetos para participarem do projeto.
Tags:servicospublicos
