Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/prefeitura-monitora-coleta-de-lixo-em-tempo-real/
Acessado em: 30/11/2025 - 07h26

Prefeitura monitora coleta de lixo em tempo real

Por: claudio rostellato – crostellato@sorocaba.sp.gov.br

Nome do motorista, a placa do caminhão, o bairro, a rua, dia e hora e se a coleta foi ou não realizada. Desde a última segunda-feira (30), a Prefeitura conta com uma ferramenta que permite acompanhar em tempo real o trajeto de toda a frota de caminhões que faz a coleta de lixo em domiciliar em Sorocaba, desde o ponto inicial até a descarga no aterro sanitário de Iperó, além dos dados básicos de cada veículo.

Pelo monitor de um computador, funcionários da Divisão de Limpeza Pública da Secretaria de Serviços Públicos (Serp) acompanham ao vivo os locais exatos onde estão os trinta caminhões que fazem a coleta na cidade e áreas rurais. Também podem conferir se o motorista não passou por uma determinada rua, se ficou muito tempo parado num único local, ou se correu demais.

O uso da tecnologia para rastrear os caminhões de lixo no município de Sorocaba faz parte do contrato entre a Prefeitura e o Consórcio Sorocaba Ambiental (CSA), vencedor da concorrência para explorar o serviço de coleta, varrição de ruas e higienização dos contêineres. O Sistema de Informação Geográfica em tempo real, RasSystem, permite rastrear os veículos por meio de GPS e, além de tornar mais eficiente o serviço de coleta de lixo, trouxe economia de tempo e dinheiro para a Prefeitura. Antes, caso um cidadão reclamasse que o caminhão de lixo não havia passado, ao mesmo tempo em que acionava a empresa coletora, a Serp tinha de enviar um funcionário ao local para conferir a situação. “Agora, isso pode ser identificado aqui da Secretaria, e a solução é imediata. Podemos saber em tempo real o cronograma de coleta e se todos os veículos da empresa estão trabalhando como prevê o contrato”, explica o secretário de Serviços Públicos, Oduvaldo Denadai.

Além dos veículos da coleta, outros cinco caminhões com carroceria integram a frota monitorada da CSA. O dispositivo permite ter em mãos, a qualquer momento, todos os dados possíveis, como: a região da cidade, trajeto já realizado pelo caminhão, a rua e o número da residência por qual está passando naquele momento, bem como os nomes dos funcionários que integram a equipe de coleta.

Ao pousar o mouse sobre o ícone que simboliza um caminhão aparece um indicador na cor verde que significa que o caminhão está no local efetuando a coleta. Se o indicador aparecer na cor roxa, o caminhão está no percurso para o destino final do lixo (aterro) e quando chega lá o indicador muda para a cor azul. Se o ‘clic’ for sobre a rota do caminhão escolhido, aparece a rua em que ele está, o ponto em que está parado e o processamento/compactação do caminhão, confirmando que a coleta foi efetuada.

Caso haja uma falha, ou seja, se um caminhão deixar de passar em uma rua, o sistema também aponta imediatamente. A qualquer momento ou no final do dia, é possível gerar um relatório individual, setorizado ou global, de toda a coleta efetuada ou apenas de um caminhão em específico. Os funcionários da Serp elogiam a agilidade que o sistema de monitoramento trouxe ao serviço de coleta de lixo da cidade. “Tudo que antes era preciso ser confirmado indo a campo, deslocando um ou mais funcionários, agora pode ser resolvido da Secretaria. Isso é um ganho muito importante no processo”, afirma Denadai.