Prefeitura limpa terrenos particulares e autua proprietários
A Prefeitura de Sorocaba coloca nas ruas todas as manhãs equipes de limpeza, fiscalização, conscientização e manutenção para garantir uma cidade limpa, evitando a proliferação de insetos e outros animais peçonhentos. Na contramão dessa iniciativa pública, é grande o número de proprietários de terrenos e imóveis particulares que não adota o mesmo cuidado. O resultado disso são áreas que se transformam em depósito de entulhos, ideais para proliferação dos transmissores da dengue, da leishmaniose e outras doenças.
Em função disso, e por conta do Decreto do prefeito Antonio Carlos Pannunzio, declarando a cidade em estado de emergência devido à dengue, a Serp também vem realizando roçagem e limpeza de terrenos particulares nas quais, mesmo após intimação, os proprietários não efetuaram tais serviços.
Só este ano, além dos trabalhos de limpeza e manutenção de áreas públicas, a Prefeitura já realizou a roçagem e limpeza de mais de 5.500m² de áreas particulares. Esta semana o trabalho foi concentrado em quatro terrenos localizados na Rua Glória Graça Monteiro Soares, Jardim Califórnia. Dessas áreas foram retiradas sete viagens de entulhos (84 toneladas), trabalho acompanhado pela Fiscalização de Áreas Particulares da Prefeitura. Outras 35 áreas particulares estão na programação e deverão ser limpas nos próximos dias.
Conforme lei municipal, a limpeza e conservação de terrenos particulares compete ao proprietário. Os terrenos devem estar limpos, capinados, drenados e calçados. Se o proprietário mantém o terreno limpo, mas outras pessoas se aproveitam da desocupação da área para descartar lixo e entulho, o proprietário pode ser responsabilizado pela sujeira.
O secretário de Serviços Públicos, Oduvaldo Denadai, reforça o alerta aos proprietários de terrenos vazios, que os mantenham fechados e limpos, ajudando a evitar na proliferação de doenças que podem ser fatais. “A Prefeitura faz a sua parte, mas é fundamental que o sorocabano tenha consciência e também ajude. É preciso manter os terrenos limpos, livre de objetos que podem armazenar água e consequentemente se tornar criadouro do Aedes Aegypti”, afirma.
Tags:Dengue, Dengue, Dengue, Saúde, Saúde, Serviços Públicos, Serviços Públicos
