Prefeitura irá lançar o Projeto “Viva Meninas”

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

Iniciativa municipal visa ‘empoderar’ as garotas sorocabanas

 

Com a presença de Viviana Santiago, especialista em Gênero da Plan International Brasil, entidade inglesa que luta pela igualdade de gêneros em todo o mundo, a Prefeitura de Sorocaba lança na próxima terça-feira (dia 11), às 10h30, o Projeto “Viva Meninas – Empoderamento e Cidadania”. O evento acontecerá no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).

Promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Coordenadoria da Juventude e Coordenadoria da Criança e do Adolescente da Secretaria de Desenvolvimento Social, a ação vai ocorrer a parir deste mês de agosto com meninas entre 12 e 16 anos em situação de alta vulnerabilidade da cidade, com o objetivo de empoderá-las, promovendo autoestima, fortalecimento e autonomia.

“Infelizmente, ainda existe muita discrepância na igualdade de gênero em nosso país. As crianças e adolescentes, sobretudo as meninas, vivenciam inúmeros tipos de situação de violência, seja física ou emocional. Em Sorocaba, esta é uma política pública que vai empoderá-las, ou seja, dar autonomia e voz as meninas da nossa cidade para libertá-las de qualquer tipo de opressão de gênero que sofrem apenas por terem nascido meninas”, explica a vice-prefeita Edith Maria Di Giorgi, secretária de Desenvolvimento Social.

O “Viva Meninas” vai proporcionar vivências socioculturais educativas, visando estimular o desenvolvimento de potencialidades e a abertura de caminhos possíveis para a promoção da cidadania e o reconhecimento de direitos destas adolescentes. A mentora do projeto, contratada para desenvolver as ações, será a socióloga e educadora Flavia Bigss, diretora de Projetos e Desenvolvimento no Programa de Empoderamento de Meninas através da musica do Girls Rock Camp Brasil.

Na ocasião, Viviana Santiago, da Plan International Brasil, vai falar sobre a pesquisa “Por Ser Menina no Brasil: Crescendo entre Direitos e Violências”, realizada em 2013 nos Estados do Pará, Maranhão, São Paulo, Mato Grosso e Rio Grande do Sul. O objetivo da pesquisa foi de verificar o contexto de direitos, violências, barreiras, sonhos e superações a partir do próprio olhar das meninas. Os resultados acabaram trazendo à tona um contexto de gritantes desigualdades de gênero que prejudicam o pleno desenvolvimento das suas habilidades das meninas para a vida.

A Secretaria de Desenvolvimento Social está localizada na rua Santa Cruz, 116, no Centro.

Tags:,