As Secretarias de Administração (Sead) e da Saúde (SES), da Prefeitura de Sorocaba, iniciaram nesta segunda-feira (21) o treinamento de 52 novos agentes de combate às endemias, contratados mediante concurso público. Eles serão submetidos a 40 horas de capacitação e, na sequência, logo no dia 30 de março, darão início aos trabalhos em campo com visitas em domicílios para orientar à população quanto a importância de evitar criadouros de larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Dos 120 aprovados no concurso, inicialmente, 60 agentes foram chamados, porém, houve oito desistências. Ou seja, são 52 agentes que iniciaram esta semana de integração e capacitação que prossegue até sexta-feira (25), no auditório da Biblioteca Municipal. Ao término do treinamento, no dia 29, os novos agentes serão submetidos a uma avaliação.
“Estou muito empolgado. Já trabalhei como fiscal de obras da Urbes e também como carteiro. Já sei alguma coisa quanto ao trabalho público e tenho jogo de cintura com as pessoas”, conta Valdinei Viana, 50 anos. Tanto quanto Matheus Henrique da Silva, 21 anos, que é estudante do curso de Processos Metalúrgicos na Fatec Sorocaba e vai tentar conciliar estudo e trabalho. “É um desafio. Estou otimista”, destacou após assistir à palestra sobre organização do setor público e de segurança no trabalho.
Ainda nesta segunda-feira, os novos agentes conheceram os direitos e deveres do servidor público. Também aprenderam sobre segurança no trabalho, ética, legislação e papel do Sistema Único de Saúde (SUS) na sociedade “Mas neste primeiro momento, as palestras são mais na área de Administração. Nos próximos dias eles receberão orientações específicas da área de saúde, como zoonoses, detalhamentos sobre dengue, zika e chikungunya, bem como sobre o mosquito transmissor”, enfatiza o diretor da Área de Vigilância em Saúde da SES, Rafael Reinoso.
E é exatamente sobre como será a sua atuação nas ruas que Samanta Paula Teixeira, 25 anos, está curiosa para descobrir. “Estava meio receosa no começo quanto à rotina e os procedimentos. Só sei o básico, porém, estou confiante. Estudei muito para passar nesse concurso e tinha certeza que conseguiria uma vaga”, frisou. Rafael destaca que os novos agentes terão papel fundamental para conter a proliferação de Aedes na cidade e virão para se somar aos atuais 85 agentes da Divisão de Zoonoses da SES, que atuam no controle de vetores.
O município receberá recurso federal para custear o equivalente a 90% do subsídio mensal dessa mão de obra. A outra parte caberá à Prefeitura de Sorocaba. A definição dos locais de atuação ocorrem semanalmente pela Divisão de Zoonoses. Nesta semana, os agentes realizam as ações de bloqueio ao Aedes nos bairros Ipanema Ville, Casabranca, Vila Haro, Conjunto Habitacional Júlio de Mesquita Filho, Jardim Itanguá, Parque São Bento e Ibiti do Paço. Já as nebulizações estão programadas para ocorrer, caso as condições climáticas favoreçam, em imóveis no Parque São Bento, Ipanema Ville, Vila Haro, Jardim Itanguá e Parque Vitória Régia, logo que encerrada a remoção dos criadouros existentes.