Prefeitura inicia retirada de gás metano sob próprios municipais no Jd. Rodrigo

Por: Pedro Guerra – pguerra@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Assis Cavalcante

Sema aponta que houve economia de 41,26% no contrato assinado com a empresa que está responsável pelo serviço

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), iniciou a retirada de gás metano existente sob a Oficina do Saber e a Unidade Básica de Saúde (UBS), ambas no Jardim Rodrigo. A empresa responsável pelo serviço é a Weber Consultoria Engenharia Ambiental Ltda.

A Prefeitura obteve uma economia de 41,26% na contratação. Quando a licitação foi aberta, o valor inicial era de R$ 957.269,67, porém, o contrato foi assinado por R$ 562.300,00.

De acordo com o secretário do Meio Ambiente, Clébson Ribeiro, foi feito um levantamento detalhado de onde o gás estava localizado. “Um sistema de drenagem foi instalado nos prédios para a retirada do gás”, diz o secretário. O equipamento de drenagem vai permanecer instalado por 12 meses. “Caso, após esse período, ainda tenha problema, o equipamento vai continuar instalado. Se não houver mais sinal de gás, o equipamento é desligado”, explica o secretário Clébson.

A empresa utiliza no local o método de retirada de gás conhecido como trincheira, que consiste na abertura de valas. “Foram colocados 170 metros de tubos”, conta o engenheiro ambiental contratado pela empresa Weber, Rodrigo Alaniz. O gás metano segue por esses tubos até um tanque. “Após passar por esse tanque, vai para um filtro e sai para atmosfera, inerte”, esclarece.

Para cada prédio, existem dois filtros. Com o início da retirada do gás, a Prefeitura de Sorocaba pode fazer a manutenção dos prédios que sofreram vandalismo. Esse serviço será feito pela Secretaria de Serviços Públicos (Serp). O prédio da UBS será o primeiro recuperado, para que seja colocado em condição de uso o mais breve possível.

Tags:,