A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Mobilidade, Desenvolvimento Urbano e Obras (Semob), iniciou nesta quinta-feira (1º) o recapeamento de quatro ruas na Vila Hortência. A primeira a ser beneficiada é a Coronel José Tavares, que cruza com a Av. Nogueira Padilha. A via, que durante décadas foi de paralelepípedo, começou a ganhar outro visual e os elogios dos moradores.
A aposentada Carmen Martins, 83 anos, dos quais 76 vividos na Vila Hortência, observava atentamente o vai e vem de homens e máquinas em frente da sua casa. Lembra que quando criança a rua era de terra, onde brincava com os vizinhos. “Há muitos anos que esperávamos o asfalto porque o paralelepípedo estava muito irregular, dificultando para os carros e para as pessoas. Que bom que a Prefeitura está pavimentando”, comemorou.
Antes da aplicação da massa asfáltica, funcionários da Ellenco Construções, uma das empresas vencedoras do processo licitatório que contempla a pavimentação em 234 vias localizadas em 89 bairros da cidade, nos próximos dois anos, realizaram serviços de retirada de mato e limpeza dos paralelepípedos. Em seguida foi aplicado piche, preparando o piso para receber duas camadas de massa asfáltica. Ao todo, o trabalho envolve em torno de 30 funcionários da empresa e a previsão é de que a Rua Coronel José Tavares esteja concluída em até três dias, se não ocorrerem imprevistos, como chuvas.
A programação da Semob, prevê o recapeamento de um trecho de 260 metros de extensão da Rua Coronel José Tavares. Outros 160 metros de extensão da Rua Felipe Betti, mais 160 metros da Rua Voluntário Altino e 247 metros da Rua Ataliba Borges. A medida, conforme a Semob, visa garantir mais segurança e comodidade aos cidadãos e motoristas.
A Rua Ataliba Borges será a segunda a receber as mesmas melhorias. Tais obras integram o chamado lote 1, de um total de quatro, cada um sob a responsabilidade de uma construtora contratada mediante licitação.
Para maior segurança dos motoristas, a Urbes – Trânsito e Transporte está interditando o tráfego de veículos no trecho onde as obras acontecem. Agentes de trânsito monitoram os locais, que estão sinalizados com placas de alerta quanto às obras. A recomendação é que os motoristas redobrem a atenção ao trafegar pelas proximidades desses locais.