Prefeitura inicia estudo inédito em três setores da economia local
A Prefeitura iniciou nesta segunda-feira, um estudo inédito envolvendo três importantes setores da economia sorocabana: automotivo, eletroeletrônico e turismo. Coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), o diagnóstico será realizado pela empresa Macron Consultoria Econômica, vencedora do processo licitatório e tem prazo de quatro meses para ser concluído.
O secretário Geraldo Almeida, destaca que o diagnóstico tem por objetivo balizar dados e informações sobre os arranjos produtivos, conhecer melhor a realidade de cada uma das empresas que integram esses setores. Os resultados permitirão ao município desenvolver plano de estratégias de desenvolvimento econômico regionalizado. “A economia mundial competitiva de hoje não permite mais que trabalhemos no achismo. Temos de fazer as coisas de maneira profissional. Com esse trabalho vamos conhecer melhor o que Sorocaba tem e como buscar o que falta”, explicou.
Estarão envolvidos diretamente nesse trabalho cinco profissionais sênior, sendo dois doutores em Economia pela Universidade de São Paulo (USP). Há ainda uma equipe de campo. Todos são coordenados por Marco Antonio S. Vasconcellos, que é professor da Faculdade de Economia e Administração (FEA-USP), coordenador de projetos e de cursos da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e também presidente do Conselho Regional de Economia de São Paulo.
Quanto ao trabalho, consistirá no mapeamento de Arranjos Produtivos Locais (APL) para o município de Sorocaba, dos setores automotivo (montadoras e autopeças), eletroeletrônico e turismo. Busca detectar as carências na cadeia produtiva desses setores, mediante levantamento de informações estatísticas e visitas às empresas instaladas no município de Sorocaba.
Para Geraldo Almeida, uma série de desafios demanda uma visão de longo prazo dos diferentes setores da economia sorocabana. Para obterem sucesso, as cidades devem se planejar de forma a criar ambientes que favoreçam o crescimento econômico e ao mesmo tempo promovam boa qualidade de vida para sua população.
O estudo visa à promoção e ao desenvolvimento da produtividade e competitividade desses setores, e seus elos dentro de uma cadeia produtiva integrada. Identificadas as carências dentro dessas cadeias, seja de insumos ou de infraestrutura local, fornecerá subsídios para implementação de política de atração de empresas para Sorocaba, que venha a cobrir eventuais lacunas detectadas nesses três importantes setores da atividade.
O secretário de Desenvolvimento e Trabalho entende que as cidades podem se tornar mais atrativas, oferecer melhores resultados econômicos e oportunidades se tiverem sua identidade clarificada. A cidade deve ser concebida tal qual um produto, capaz de tornar num elemento atrativo para os residentes, para investidores e empresas. “Essa identidade diferencia uma cidade das demais. É exatamente isso que buscamos para Sorocaba e sua região”, conclui.
Os pesquisadores irão até as empresas de cada um dos setores, que deverão informar o que fazem, como fazem, quais as dificuldades, o que falta e o que é possível o Poder público municipal fazer para ajudar a fortalecer o setor, resultando assim na geração de mais empregos, atração de novos investimentos relacionados.
Tags:Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Econômico
